O serviço de Fisioterapia ambulatorial promoveu, na última sexta-feira (04), uma programação que incluiu entretenimento e informação para pacientes em tratamento e em remissão do câncer. O objetivo foi proporcionar momentos de alegrias e leveza para quem lutou e está lutando pela vida.
Com o apoio de parceiros como a marca Venosan e do educador físico Saulo Henrique, os pacientes assistiram a uma palestra sobre os cuidados com o corpo e o uso de ferramentas para auxiliar na mobilidade de braços e pernas. A Venosan fez uma doação de braçadeiras e meias de compressão, essenciais para pessoas que passaram por cirurgias oncológicas.
“Especialmente nos casos de pacientes com câncer de mama (quando há retirada de linfonodos), há uma propensão maior em desenvolver linfedema — um inchaço crônico causado pelo acúmulo de linfa nos membros. As braçadeiras e meias ajudam a conter esse inchaço, melhorando a circulação e evitando complicações como dor, infecções e limitação de movimento”, explicou a enfermeira técnica comercial, Camila Lins.
Após a palestra, foi a vez de Saulo Henrique ensinar movimentos de alongamento e exercício físico. De acordo com Luciana Mergulhão, coordenadora do serviço, as atividades oferecidas aos pacientes os ajudam na recuperação da autoestima e de certa forma, na união, pois é uma oportunidade que eles têm de interagir com outras pessoas.
Dra. Cláudia Barbosa, superintendente administrativa, esteve presente também representando a superintendência geral do HCP. Ela fez um discurso de esperança e força para os pacientes:
“Digo que cada paciente que passa por aqui é uma história, uma luta, uma força que nos inspira diariamente. Sabemos que o caminho do tratamento oncológico é desafiador, mas vocês não estão sozinhos. Estamos juntos, com estrutura, com acolhimento e, acima de tudo, com esperança. Seguimos firmes, trabalhando todos os dias para que o HCP continue sendo esse lugar de cuidado, dignidade e vida”.
Ao final, os pacientes receberam um lanche e saíram muito mais felizes e com a certeza de que aqui são bem acolhidos.