O Serviço Social e a Psicologia promoveram um momento de acolhimento aos acompanhantes de pacientes internados na Enfermaria São Lucas, 1º andar, unidade especializada no cuidado de pacientes paliativos. A ação chamada “Cuidando de quem cuida”, visou proporcionar um espaço de escuta e reflexão, tendo como foco a vivência dos acompanhantes como principal rede de apoio durante o tratamento oncológico.
O encontro foi conduzido pela assistente social Stella Maris e pela psicóloga Letícia Trindade. As residentes Larissa Cruz (Serviço Social) e Taciana Veras (Psicologia) participaram do momento. Durante a dinâmica de grupo, os acompanhantes compartilharam suas experiências e sentimentos, enquanto os profissionais de saúde realizaram uma escuta qualificada, com o objetivo de fortalecer o vínculo e a rede de apoio emocional.
“Também foi ressaltada a importância da equipe de saúde (enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, médicos, fonoaudiólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, entre outros) enquanto participantes ativos no cuidado não apenas aos pacientes, mas aos familiares e amigos inclusos no processo saúde-doença daqueles que receberam o diagnóstico de uma doença “ameaçadora” da vida”, ressalta a assistente social stella.”, destacou a assistente social Stella Maris.
No ano em que o HCP completa 80 anos de existência, essa é mais uma ação de humanização com o objetivo de oferecer qualidade de vida em todos os aspectos do tratamento do paciente.