Nesta segunda-feira (16), o Coral Ressoar apresentou sua tradicional cantata natalina no Rofftop do Shopping Tacaruna. Esse é um evento realizado todos os anos pelo serviço de fonoaudiologia, com o apoio da Rede Feminina. Ao todo, mais de 20 pacientes laringectomizados totais integram o coral e cada um tem uma história de superação e de amor à vida.
A laringectomia é um procedimento cirúrgico de retirada total ou parcial da laringe, isso ocorre em razão da gravidade do câncer na laringe. Após a cirurgia, o paciente não volta a falar como antes, mas tem a possibilidade de se comunicar por meio de dispositivos que ajudam na reabilitação vocal, como a laringe eletrônica e a voz esofágica. A música é uma das formas que ajuda esses pacientes a resgatarem a autoestima.
No repertório, além das conhecidas canções de Natal, eles cantaram Roberto Carlos, Maritinho da Vila e The Fevers. Érika Espíndola, regente do coral e fonoaudióloga, falou da importância dessa atividade para manter viva a vontade dessas pessoas de seguirem em frente:
“É um momento especial que simboliza não só a união, mas a história de vida desses pacientes que superaram o câncer na laringe e hoje são exemplos para todo mundo. Agradeço principalmente à Rede Feminina por nos apoiar todos os anos para fazermos juntos essa celebração acontecer”.
Dra. Cláudia Barbosa, superintendente administrativa, esteve presente e ressaltou o trabalho de Érika e do serviço de fonoaudiologia que, ao longo do ano, faz ensaios com o coral.
“É sempre uma felicidade quando a gente tem a oportunidade de espalhar o canto diverso da forma que eles comunicam através do Coral Ressoar. Parabéns a todos!”.