Nos dias 29 e 30 de novembro, a equipe do Centro de Pesquisa Clínica do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) participou do II Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa Clínica, realizado no auditório do Hotel WISH, em Natal, Rio Grande do Norte. Promovido pela Liga Contra o Câncer, Instituto Santos Dumont e CEPCLIN (Centro de Pesquisa Clínica de Natal), o evento reuniu profissionais de destaque da área da saúde, incluindo líderes do setor farmacêutico, médicos, pesquisadores e equipes assistenciais, com o objetivo de promover debates, troca de experiências e fortalecer a pesquisa clínica na região.
Estiveram presentes o superintendente ensino e pesquisa, Felipe Bonifácio, a gerente do centro de pesquisa clínica do HCP (CPCLin-HCP), Valéria Tavaves; farmacêutica do CPCLin-HCP, Juvanier Romão, e coordenadoras dos estudos e residente do programa de residência multiprofissional do HCP.
O congresso apresentou uma programação abrangente e atualizada, abordando tópicos essenciais para o avanço e a consolidação de estudos clínicos no Brasil. Entre os principais temas discutidos estavam: Introdução à pesquisa clínica e aspectos éticos regulatórios; Planejamento e implementação de estudos clínicos; Atuação da equipe assistencial em pesquisa clínica; Coleta e gerenciamento de dados; Novas abordagens em estudos clínicos, incluindo desenhos adaptativos; Workshops sobre orçamento e gestão financeira de estudos clínicos, gerenciamento de projetos e preparação para certificação profissional; e Palestra magna sobre a centralidade do participante de pesquisa nas ações clínicas. “O evento promoveu a troca de experiências e conhecimentos entre pesquisadores de diferentes regiões do país, estimulando colaborações e promovendo a disseminação de boas práticas em pesquisa clínica. Importante destacar que a realização de eventos dessa natureza incentiva o desenvolvimento de soluções adaptadas às realidades locais dessas regiões, que muitas vezes enfrentam desafios específicos, como a falta de infraestrutura e a desigualdade no acesso a cuidados de saúde”, destaca Felipe Bonifácio.
A participação do HCP no congresso reforça seu compromisso com a excelência em pesquisa clínica, alinhando-se às melhores práticas globais e garantindo que seus pacientes tenham acesso às inovações mais recentes no tratamento oncológico. “Estar presente em um evento tão completo e relevante é uma oportunidade única para ampliar nosso conhecimento, fortalecer conexões e consolidar nossa posição como referência em pesquisa e assistência oncológica”, destacou o superintendente.
O evento terá sua terceira edição, em 2025, realizada no Recife, uma oportunidade para que alguns centros de pesquisa da região mostrem que possuem habilidades necessárias para a realização de pesquisas de alta qualidade.