Com o objetivo de centralizar e aprimorar o cuidado dos pacientes com lesões oncológicas, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) ampliou o ambulatório de estomias, que atende aos Curativos Especiais e Estomias, que também está orientando os pacientes com curativos convencionais. A centralização do atendimento permite que os pacientes sejam direcionados para um ambulatório especializado, onde são avaliados, classificados e tratados de forma individualizada, levando em consideração as características específicas da lesão e as necessidades sistêmicas de cada paciente.
Os atendimentos seguem um fluxo organizado: os pacientes com curativos especiais são previamente agendados e mantêm seus horários, enquanto os novos pacientes são acolhidos, avaliados e classificados como curativos convencionais ou especiais. Conforme a disponibilidade de vagas e de acordo com a necessidade de cada paciente, o tratamento pode ser iniciado no mesmo dia.
A enfermeira Isabela Karina Santos de Souza explica que essa centralização é fundamental para o sucesso do tratamento: “A centralização dos curativos permite um melhor acompanhamento do paciente, que muitas vezes não faz o curativo da forma correta. Aqui eles recebem todas as orientações necessárias para continuar os curativos, sejam especiais ou convencionais, além dos cuidados com as estomias.”
Para os pacientes, essa organização reflete diretamente no conforto e na segurança do atendimento. A enfermeira Maria Fátima de Brito observa que esse modelo tem proporcionado um acolhimento mais efetivo. “Os pacientes se sentem mais seguros quando são direcionados para a sala de curativos. Além de ser um serviço especializado, não há transtornos para agendamento e atendimento”, ressalta.
A nova estrutura do setor também inclui uma ampliação do espaço, proporcionando um ambiente mais acolhedor. A enfermeira Marcella Brianni de Araujo Gomes destaca o impacto desse novo espaço na experiência do paciente: “Eles relatam que a ampliação da sala deixou o ambiente mais confortável e o momento das consultas, com o que é proporcionado para eles com a escuta qualificada, musicoterapia, tornam o atendimento mais leve, gerando contentamento e tornando o momento do curativo mais prazeroso.”
Com essa iniciativa, o HCP reforça seu compromisso com um atendimento de qualidade, oferecendo uma estrutura adequada para o cuidado de pacientes que necessitam de atenção especial, além de garantir um tratamento humanizado, onde o acolhimento e o conforto se tornam parte fundamental do processo de cura.