No último sábado (19), o Parque Santana, no bairro de Casa Forte, Recife, foi palco da primeira edição da Terry Fox Run, corrida solidária que teve como objetivo arrecadar fundos para o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP). O evento, promovido pela escola bilíngue ABA Maple Bear, começou com concentração por volta das 6h da manhã e contou com a participação de pessoas de todas as idades, além de seus animais de estimação. A corrida e caminhada foram externas para toda a família e não faltou alegria para quem estava fazendo atividade física pela solidariedade.
A venda dos kits, cuja receita foi integralmente revertida para o HCP, ajudará a nossa instituição filantrópica que atende mais de 50% da população oncológica do estado. Maria do Carmo, corredora alagoana que já participou do Terry Fox Run em outros estados, fez questão de estar presente na estreia do evento em Recife. “Não sou de Recife, mas sei da importância do HCP para as pessoas. Abracei a causa do Terry Fox e me sinto muito feliz de estar aqui hoje e dar minha pequena contribuição para esse hospital que salva tantas vidas”, declarou.
Aqueles que não adquiriram seus kits online tiveram a chance de comprá-los presencialmente no evento, onde a equipe de Captação de Recursos HCP estava toda presente. “Um dia lindo e de muita solidariedade. Agradecemos à escola ABA Maple Bear por essa parceria superimportante, que vai nos ajudar muito”, disse Juliane Carvalho, gerente de Captação de Recursos.
Ingrid Corcino, coordenadora de comunicação e marketing da ABA, reforçou a importância da corrida como homenagem tanto a Terry Fox quanto ao HCP. “A corrida é uma homenagem ao Terry Fox e também ao Hospital de Câncer de Pernambuco, arrecadando recursos para essa instituição que faz um trabalho incrível. Enquanto instituição educacional, apoiamos essa iniciativa e contagiamos a comunidade a entrar nessa conosco”, disse Ingrid.
Terry Fox: símbolo de luta contra o câncer
A Terry Fox Run é um evento global, nascido da luta de Terry Fox, jovem canadense que, aos 22 anos, após perder uma perna devido a um osteossarcoma, decidiu correr pelo Canadá para arrecadar fundos para a pesquisa do câncer. Sua jornada, batizada de “Maratona da Esperança”, percorreu cerca de 5.300 km antes de ser interrompida quando seu câncer se interrompeu para os pulmões. A Fox faleceu um pouco tempo depois, mas sua iniciativa continua viva por meio de eventos como a Terry Fox Run, que arrecada fundos em todo o mundo para instituições que combatem o câncer por meio de tratamento e pesquisa.
“Achei o evento organizado e inclusivo. Ver crianças com deficiência participando, por exemplo, foi um estímulo para a gente, ainda mais porque ajudamos o HCP. Essa foi a primeira corrida de rua que participo após a chegada do meu segundo filho”, contou Renata Albino, gerente de regulação. Além dela, foram prestigiar o evento o superintendente de Controladoria, Josenildo Martins; Fátima Sena, coordenadora de Recursos Humanos; Kelly Santos, técnica de enfermagem, entre outros.