Na última terça-feira (24), o psicólogo Denis Ramos, do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), ministrou uma palestra sobre “A Importância do Atendimento Psicológico para Pacientes Oncológicos”, a convite do diretor de ensino da Liga Acadêmica de Oncologia (LAONCO) da Uninassau, instituição parceira do HCP. O evento foi realizado para os ligantes da instituição e abordou temas essenciais para a compreensão do papel da psicologia no tratamento oncológico.
Durante a palestra, Denis Ramos fez um breve histórico sobre o câncer e discutiu o estigma que ainda envolve a doença, destacando a necessidade de um atendimento multiprofissional para o paciente oncológico. Ele apresentou os fundamentos da psico-oncologia, uma área que visa cuidar da saúde mental dos pacientes com câncer, e abordou como as diferentes fases da doença – do diagnóstico ao tratamento, passando pela cirurgia e os cuidados paliativos – podem gerar repercussões emocionais profundas.
Um dos pontos de destaque foi a ênfase na importância do trabalho em equipe e da comunicação eficaz entre os profissionais de saúde, fundamentais para oferecer um cuidado integrado e humanizado ao paciente. Denis também ressaltou a necessidade de empatia no atendimento, alertando para os perigos da “calosidade profissional” – quando o desgaste emocional dos profissionais de saúde interfere na sua sensibilidade ao tratar os pacientes.