A residente de Farmácia (R2) do Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), Letícia Schmid da Costa Miranda, foi aprovada para apresentar dois trabalhos no prestigiado Fórum Brasileiro sobre Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia (FAFF), realizado em São Paulo, entre os dias 16 e 20 de setembro. O evento é uma das principais referências no campo da assistência farmacêutica no Brasil, abordando temas atuais e relevantes para o setor de saúde.
Os trabalhos aprovados tratam da análise de custo de medicamentos inovadores para o tratamento do câncer de mama HER-2+. Os estudos compararam o custo da combinação de pertuzumabe e trastuzumabe em dose fixa subcutânea (P+T SC) com o uso de trastuzumabe intravenoso na neoadjuvância e com o tratamento padrão oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para pacientes com câncer de mama metastático.
Título dos trabalhos:
- Análise de custo entre a combinação de pertuzumabe e trastuzumabe em dose fixa subcutânea (P+T SC) e trastuzumabe intravenoso na neoadjuvância de pacientes com câncer de mama HER-2+, em um hospital de referência em oncologia de Pernambuco.
- Análise de custo comparativa entre a combinação de pertuzumabe e trastuzumabe em dose fixa subcutânea (P+T SC) e o tratamento padrão no SUS para pacientes com câncer de mama metastático HER-2+, em um hospital de oncologia de Pernambuco.
Os estudos analisam o impacto financeiro da utilização do medicamento Phesgo, que passou recentemente por consulta pública para aprovação no Brasil. “Estou extremamente grata pela oportunidade oferecida pela indústria farmacêutica, que chegou até mim através do programa de educação médica continuada e promoção da atualização científica. No entanto, foi o incentivo da minha tutora, Juvanier Romão, que me impulsionou a buscar essas oportunidades e me tornar mais visível na área de farmácia oncológica”, afirmou Letícia.