Amanhã, 13 de setembro, é o Dia Mundial de Combate à Sepse, e o setor da Qualidade, juntamente com a CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar), iniciou ações educativas nas enfermarias para orientar profissionais da assistência sobre o protocolo de Sepse. O protocolo contém uma série de medidas que visam agilizar o diagnóstico e o tratamento da sepse, aumentando as chances de sobrevivência dos pacientes.
O que é a Sepse?
A sepse é uma resposta extrema do corpo a uma infecção. Quando isso acontece, o sistema imunológico ataca seus próprios órgãos e tecidos, podendo levar a falência múltipla de órgãos e até mesmo à morte. Para evitar tais danos, o protocolo deve ser seguido por todos os profissionais envolvidos no cuidado ao paciente. O lançamento desse protocolo será realizado nessa sexta-feira, às 14h, na biblioteca.
Na ação educativa realizada nas enfermarias nesta semana, a enfermeira da Qualidade, Elaine Heide programou uma dinâmica leve para abordar um assunto delicado, uma vez que, a estimativa anual de mortes por Sepse no Brasil chega a 240 mil.
O objetivo da dinâmica e das próprias peças informativas que vêm sendo divulgadas é chamar atenção para o problema. Como instiuição referência em cuidado, o HCP segue diretrizes e processos de segurança do paciente.