A equipe de Privacidade de Dados, responsável pela manutenção da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) na instituição, formada por Glauce Monteiro, coordenadora de planejamento, Klébia Lemos, analista de processos, e liderada pelo DPO (Data Protection Officer) João Job, reuniu os colaboradores do HCP e HCP gestão na manhã desta quinta-feira (27), na biblioteca, para falar sobre o processo de ocorrência de incidências e apresentar o seu plano de comunicação.
Durante o encontro, foram pontuados os conceitos que constituem o fluxo de movimentação dos dados, a composição dos dados sensíveis e as responsabilidades dos profissionais que manuseiam tais informações. O comprovante emitido pelo relógio de ponto e informações do paciente coletada durante o atendimento, são exemplo de dados que precisam da aplicação da LGPD.
Em situações de incidência que possam provocar danos aos titulares, é necessário a comunicação à equipe através dos meios de comunicação abaixo, descrevendo as informações coletadas durante o processo. Após o recebimento das informações, a equipe realizará a triagem, e em seguida convocará as áreas envolvidas para avaliar o caso e a política de segurança.
As ocorrências ligadas ao não comprimento da Lei Geral de Proteção de Dados resulta em multas e penalizações à instituição e ao responsável pela infração. Cada funcionário é responsável pela segurança dos dados pessoais que tratam, armazenam e compartilham. É necessário a divulgação das orientações apresentadas na reunião, assegurando o comprometimento da instituição com a LGPD.