No dia 5 de maio, o mundo celebra o Dia Mundial de Higiene das Mãos, uma data dedicada a destacar a importância da higiene das mãos na prevenção de infecções e na promoção da segurança dos pacientes em serviços de saúde. A data tem relevância ainda maior em meio aos esforços globais para alcançar a Meta 5 estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS): a redução do risco de infecções associadas aos cuidados de saúde.
Uma das principais estratégias para alcançar a Meta 5 é promover práticas de higiene das mãos adequadas em todos os níveis de atendimento à saúde. A higiene das mãos é uma medida simples, mas fundamental, que pode prevenir a propagação de infecções e salvar vidas. Lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool desinfetante para as mãos, quando a água e o sabão não estão disponíveis, é uma das formas mais eficazes de diminuir a chance de infecções em ambientes de saúde.
Vamos continuar nosso compromisso com a prevenção de infecções e a segurança de todos. Juntos, podemos fazer a diferença no combate contra infecções associadas aos cuidados de saúde.
Lave as mãos adequadamente quando:
- Antes de tocar o paciente;
- Antes de realizar procedimento limpo/asséptico;
- Após o risco de exposição a fluidos corporais;
- Após tocar o paciente;
- Após tocar superfícies próximas ao paciente.