Todos os anos, o HCP adere a campanha nacional ‘Abril pela Segurança do Paciente’, criada em 2013 dentro do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). Durante o mês, ações são realizadas para conscientizar as pessoas sobre a importância de manter práticas seguras visando proteger o paciente de eventuais riscos no ambiente hospitalar. Pensando nisso, o departamento da Qualidade preparou dois dias de feira de conhecimento com dinâmicas relacionadas às seis metas da segurança do paciente.
A ação foi realizada em 25 e 26 de abril, na biblioteca da instituição, onde foram criados espaços para cada uma das metas, por isso foi chamada de feira de conhecimentos com foco na prevenção de eventos adversos. Uma das idealizadoras do evento, é a enfermeira da educação permanente Elayne Heide. Ela explicou a importância desses momentos e como a equipe criou as dinâmicas.
“Este ano, o tema é ‘engajar equipes e comunicação’, então, a gente escolheu eventos adversos como carro-chefe para trabalharmos a temática. A ideia de fazer uma feira de conhecimentos veio porque queríamos reunir todo o conhecimento que temos para engajar nossos colaboradores e mostrar a importância do trabalho em conjunto. Cada um pode e precisa fazer a sua parte, pois o sucesso do nosso paciente depende do trabalho em equipe. Por isso, toda estratégia que pensamos rotineiramente é para evitar danos ao paciente que está sob nossos cuidados”.
Notificar é prevenir
Uma das formas de contribuir para a segurança do paciente é notificando eventos adversos, que são situações que podem trazer dano ao paciente. A notificação é segura e qualquer pessoa pode fazer por meio de formulário disponível no menu acesso rápido, no HCPnet.
“A finalidade da notificação é que a gente receba dos colaboradores a sinalização das principais fragilidades para que nós possamos criar planos de melhoria. A notificação é sigilosa e tem o objetivo prevenir falhar ao paciente e não de punir quem notifica”, reforça, Elayne Heide.
Metas da OMS pela Segurança do Paciente:
Entre as metas estão a identificação do paciente; prevenção de úlcera por pressão; segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos; cirurgia segura; prática de higiene das mãos em serviços de saúde e prevenção de quedas.