A iniciativa do vereador Tadeu Calheiros (MDB), médico pediatra oncológico do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), aconteceu na tarde da última quinta-feira (04), Reunião Solene em homenagem a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Pernambuco, grupo voluntário do HCP. O evento destacou o caráter dos cerca de 300 voluntários, formado na grande maioria por mulheres para oferecer, de forma humanizada, doações diárias de medicamentos, alimentos, artigos de higiene pessoal, exames, próteses, perucas, além de promover assistência espiritual e eventos com o objetivo de proporcionar alegria aos pacientes e acompanhantes.
Em seu discurso, o vereador Tadeu Calheiros afirmou: “É com muita emoção que recebo cada um de vocês, nesta sessão solene, especialmente pensada para homenagear o trabalho que a Rede Feminina realiza há quase 80 anos, servindo de suporte aos pacientes do Hospital de Câncer de Pernambuco. Só quem passou, ou passa, por um momento tão desafiador quanto enfrentar uma doença grave, sabe a importância de contar com uma rede de apoio, de carinho e de amor. Vocês são elos fortes de uma verdadeira corrente solidária que realiza um belíssimo trabalho de acolhimento do qual sou testemunha e fã declarado. A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Pernambuco é um oásis de amor. Vocês exalam bondade e comprometimento com o próximo”.
No final do discurso, ele reafirmou o seu compromisso em apoiar iniciativas e projetos em prol do fortalecimento da Rede Feminina de Combate ao Câncer. “Em nome da Câmara Municipal do Recife, deixo aqui a nossa mais profunda admiração e reconhecimento a esse lindo exemplo de solidariedade, que inspira cada um de nós a sermos agentes de transformação na sociedade”.
Durante a solenidade, que foi presidida pelo vereador Romerinho Jatobá (PSB), também presidente da Câmara Municipal do Recife, foram entregues uma placa comemorativa à Rede Feminina de Combate ao Câncer e certificados a 19 voluntários. A mesa foi composta com o vereador autor do requerimento; a superintendente Administrativa do Hospital do Câncer de Pernambuco, Cláudia Maria de Souza Barbosa; a presidente da Rede Feminina de combate ao Câncer, Maria da Paz Azevedo Silva; e a vice-presidente da Rede Feminina, Enídia Tenório de Holanda.
Confira a lista de homenageados:
Carlos Benildes, Carlos Benoldo, Ceres Rodrigues de Souza Figueiredo, Dulclinéia Lúcia de Santana, Enídia Tenório de Holanda, Isabel Araújo Ferreira, Jorge José da Silva Melo, Maria da Conceição Ferreira, Maria da Paz Azevedo Silva, Maria de Fátima Lira, Maria Eugênia Rodrigues A. de Souza, Maria Helena Fontana, Maria Helena Montenegro Acioly, Maria José de Araújo Ferreira Filha, Maria Yoneida Rodrigues Marques, Marli Ayres de Oliveira Enídio, Myraci Miranda Domingues, Manoel Joaquim Meireles Filho, e Rizete Cruz Lima.
Presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Maria da Paz destacou. “A Rede Feminina se sente muito lisonjeada e grata pelo reconhecimento da sociedade através da Câmara do Recife e dos vereadores que nos prestam essa homenagem. É com amor e dedicação, como se fosse para nós e para nossas famílias. Temos o mesmo objetivo de cuidar e oferecer a todos aqueles que precisam do Hospital do Câncer”.
Ela aproveitou para lançar, na solenidade, a Campanha Preciso Viver, trazendo o tema: Cuidando de quem cuida. “Todos os anos, desde 2018, no dia 8 de abril, a Rede Nacional de Combate ao Câncer lança essa campanha, sendo que este ano foca no acompanhante. Através da campanha, todas as redes femininas nos Estados se unem por uma causa. Nos unimos para cuidar dos cuidadores. São aqueles que muitas vezes desistem de todos os sonhos, de sua vida, para acompanhar alguém que precisa. O que observamos é que os cuidadores que já estão emocionalmente fragilizados, se nós não tivermos cuidado de dar assistência, serão os futuros pacientes do próprio hospital”.
Em ato contínuo, o Coral das Mulheres de Rosa, formado por voluntárias e voluntários da Rede de Combate ao Câncer, fez uma apresentação musical.
Com informações da Câmara Municipal do Recife