No período de 25 a 29 de março, a equipe de fonoaudiologia do HCP realizou uma ação especial nas enfermarias (São Lucas, Santa Faustina, Santa Águeda e UTI 1 e 2), em comemoração ao Dia Nacional de Atenção à Disfagia, celebrado em 20 de março.
A iniciativa teve como objetivo principal orientar os profissionais de enfermagem sobre o manejo adequado da traqueostomia.
De acordo com Deluana Cunha, coordenadora do departamento de fonoaudiologia, a data é de extrema importância para conscientizar as pessoas sobre os riscos relacionados à disfagia, além de promover a discussão sobre o diagnóstico e tratamento precoce da condição.
“A presença de traqueostomia pode impactar diretamente no processo de deglutição dos pacientes, tornando essencial o treinamento da equipe multiprofissional para garantir cuidados adequados e saber quando solicitar avaliação fonoaudiológica”, destacou.
A disfagia é caracterizada pela dificuldade em levar o alimento da boca até o estômago de maneira segura e eficiente. Essa condição pode ser acompanhada por uma variedade de sinais e sintomas, como dor ao engolir, sensação de obstrução, tosse, engasgos, entre outros.
A iniciativa reforça o compromisso com a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.