Depois de mudar a realidade da primeira paciente no Brasil beneficiada com a cirurgia inovadora de osteointegração (Maria Leidjane Pereira, operada há 1 ano e 8 meses), o Dr. Marcelo Souza, ortopedista oncológico do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), leva o procedimento para outros estados. Isso ocorreu após conduzir a equipe médica responsável por operar a terceira pessoa do país, no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. Foi um presente em forma de possibilidade para Sílvia Martinelli, amputada há 34 anos depois de ter sido atropelada. Desde então, ela não conseguia andar por não se adaptar às próteses.
A cirurgia consiste na implantação de um dispositivo metálico de titânio no “coto” do membro amputado, possibilitando a fixação de uma prótese externa. O Dr. Marcelo Souza é o médico pioneiro na realização da técnica e foi chamado para integrar a equipe do Hospital das Clínicas, juntamente ao Prof. Edgard Engel e Dr. Nelson Gava, colegas responsáveis pelo projeto de osteointegração em Ribeirão Preto. A cirurgia foi considerada um sucesso.
Recife, Belo Horizonte e Ribeirão Preto
A capital pernambucana totaliza hoje 10 cirurgias de osteointegração já feitas em pacientes amputados, sete delas foram no Hospital de Câncer, em pessoas que perderam a perna devido ao câncer ósseo. Fora de Recife, já houve cirurgia em Belo Horizonte (MG) e em Ribeirão Preto, todas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“A osteointegração é um tema inovador na medicina e ortopedia brasileira; foi introduzida em 2022 no Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), seguido por Belo Horizonte em 2023 e em Ribeirão Preto. O chefe da disciplina da USP, Edgar Engel, desempenhou um papel fundamental ao redigir um projeto para operar 30 pacientes em Ribeirão Preto. Aos poucos, novos centros de osteointegração vão sendo estabelecidos no país e na América Latina”, explica o Dr. Marcelo Souza.
A contribuição do Dr. Marcelo Souza é destacada não apenas como um avanço médico, mas também como reflexo do trabalho realizado pelo departamento da Ortopedia Oncologia do HCP.