Na última semana, a residente em mastologia do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), Renata Lima, concluiu mais um ciclo da vida acadêmica e profissional ao apresentar seu trabalho de conclusão da residência (TCR), que aborda o câncer de mama em homens, um assunto é pouco falado em razão da baixa incidência da doença em pessoas do sexo masculino. O estudo foi orientado pela Dra. Carolina Vasconcelos, médica mastologista.
Como instituição de referência, o HCP, através do ambulatório de mastologia, acolhe homens com câncer de mama, inclusive em estágios mais avançados.
De acordo com o trabalho de Renata, o objetivo foi avaliar o estadiamento clínico do câncer de mama em homens no serviço de mastologia, atendidos de janeiro 2018 a dezembro 2022, traçando o perfil desses pacientes e comparar a literatura.
O câncer de mama masculino, acomete aproximadamente 0,8% a 1% da população masculina, corresponde a 0,1% da mortalidade por câncer em homens, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA, 2023).
Através do TCR, Renata não apenas amplia a compreensão sobre uma condição menos explorada, mas também contribui para a melhoria contínua dos cuidados oncológicos.
“Para mim, foi uma experiência muito boa. A troca de conhecimento e a discussão de casos são fundamentais para aprimorarmos nossas práticas e entendermos melhor os desafios enfrentados pelos pacientes”, avalia Renata sobre a experiência vivida como residente no HCP.