O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) deu o pontapé inicial nos eventos e ações de ensino e pesquisa em grande estilo ao promover o ‘Workshop Câncer de Mama: do diagnóstico ao tratamento à pesquisa clínica translacional’, realizado na sexta-feira (27), finalizando a programação da campanha Outubro Rosa. Nomes de peso fizeram parte da programação de palestrantes, além da presença da secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti.
O evento também marcou um novo momento vivido pela instituição, que conta com o Felipe Bonifácio como superintendente de Ensino e Pesquisa, área responsável pela criação do workshop e toda articulação para viabiliza-lo.
“A realização de eventos científicos é fundamental para o avanço contínuo do conhecimento e, portanto, é com grande satisfação que destacamos o sucesso que foi o 1º Workshop Câncer de Mama. Uma iniciativa que reforça nosso compromisso com a excelência na área oncológica e nosso desejo de compartilhar e avançar no tratamento do câncer de mama e de outros tipos de câncer, para o benefício de nossos pacientes e da comunidade médica e multidisciplinar”, disse.
Na programação de um dia inteiro de troca de conhecimentos, profissionais de renome na pesquisa oncológica e mastologia, reconhecidos nacionalmente e internacionalmente: Dr. Fernando Augusto Soares, que abriu o workshop explicando o cenário da patologia no Brasil; Dra. Candice Amorim apresentou-se em seguida para esclarecer características clínicas e epidemiológicas do câncer de mama; Dra. Marina De Brot, detalhou a Classificação do câncer de mama e seus aspectos moleculares e imunohistoquímicos; Dr. Marcelo Salgado, médico e pesquisador no HCP, expôs ensaios clínicos e a oportunidade de novos tratamentos; Dra Carolina Vasconcelos, que também integra o corpo clínico do HCP, abordou o tratamento cirúrgico e reconstrução mamária: oportunidades e desafios. À tarde, o workshop continuou com Dra. Fernanda Schwyter, fundadora e presidente do Instituto Cura, que falou da união da pesquisas sobre câncer de mama; Dra. Dirce Maria, que falou do câncer de mama hereditário sob a perspectiva do subtipo molecular; Dra. Leuridan Torres detalhou novos biomarcadores de prognóstico. Para finalizar, Dr. Diogo Soares mostrou o impacto do aconselhamento genético na prevenção e tratamento do câncer de mama. O workshop promoveu momentos de debate e e espaço para perguntas dos convidados.
SES-PE demonstra apoio ao HCP no combate ao câncer
Um dos pontos altos do workshop foi a sessão solene durante a programação. A secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti, parabenizou a iniciativa e reforçou o apoio ao Hospital de Câncer, responsável por atender mais da metade da população oncológica de Pernambuco. “O Hospital de Câncer, vocês sabem, é referência oncológica em Pernambuco, e realmente, é uma obrigação do governo estadual cooperar e estar presente no que for preciso dentro das ações do HCP. Nos ajudamos em nome de manter uma assistência com dignidade e eficácia para a população”.
O superintendente geral, Sidney Neves, destacou o trabalho do departamento de Ensino e Pesquisa na promoção do workshop, que simboliza também o retorno dos eventos científicos após período pandêmico. “Muito importante o dia de hoje porque é uma grande contribuição e valorização ao conhecimento, através de especialistas super competentes em suas áreas. Isso mostra o compromisso do Hospital de Câncer, que é grande referência em acolhimento, em tratamento oncológico e em pesquisa”, destacou.
O workshop foi patrocinado pela AstraZenica e recebeu o apoio da Compesa, que disponibilizou todo o espaço e estrutura para a realização do evento.