Quando o assunto é saúde, o mês de outubro é especial por vários motivos, um deles é por celebrar os cuidados paliativos, uma abordagem diferenciada que visa melhorar a qualidade de vida de pacientes e seus acompanhantes durante o tratamento de doenças que ameaçam a vida.
No HCP, a conduta é essencial e conta com uma equipe multidisciplinar especializada e preparada para proporcionar o máximo de conforto aos pacientes oncológicos, aliviando sintomas e dores ocasionados pelo câncer.
No 2º sábado do mês (14), foi comemorado o Dia Mundial de Cuidados Paliativos e o tema trabalhado este ano é “Comunidades compassivas Juntas pelos cuidados paliativos”. No HCP, a celebração começou antes e envolveu profissionais de várias equipes para uma programação que teve início com o “Café Paliativo Integrativo”, na biblioteca.
Também teve atividade de musicoterapia, realizada especialmente para os pacientes da Enfermaria São Lucas 1º, onde eles ouviram músicas tocadas no violão ao mesmo tempo em que receberam comidas especiais respeitando um cardápio saudável, de acordo com cada necessidade.
Outras ações também foram realizadas, como a sessão de cinema voltada para cuidadores, na sala da harmonia, e uma conversa sobre “cuidar de quem cuida”, nas enfermarias.
Flávia Soares, enfermeira coordenadora do Hospital Dia, explica que essas ações são muito importantes para o estímulo da vida e da autonomia com dignidade do paciente em cuidados paliativos, pensando também no familiar e demais pessoas que exercem o papel de cuidar da pessoa com câncer.
“Na semana que comemoramos o Dia Mundial de Cuidados Paliativos envolvemos em nossas ações os pacientes, acompanhantes e familiares, além de toda a nossa equipe. Essas ações têm o objetivo de promover a integralidade do cuidado e vida, através da humanização. Dessa forma, os pacientes conseguem se sentir acolhidos, conseguem sentir amor, eles conseguem sentir que não estão sozinhos. Dentro desse contexto, é fundamental pensar em quem cuida, por isso envolvemos nossos profissionais, que estão na linha de frente do cuidado”.
Cuidados Paliativos
Cuidados paliativos desempenham um papel fundamental no tratamento de pacientes com câncer, oferecendo suporte físico, emocional e psicológico essencial. Eles não apenas aliviam os sintomas debilitantes da doença, como a dor e a fadiga, mas também abordam as necessidades holísticas do paciente, promovendo sua qualidade de vida.
“Os cuidados paliativos são fundamentais no cuidado de pacientes com doenças em estágios mais avançados e de forma mais irreversíveis, e que precisam de maior suporte para suas demandas pessoais. Para isso, a importância da equipe multidisciplinar, com profissionais como psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas. É um trabalho em conjunto que coloca o paciente no centro do cuidado”, reforça o Dr. Fábio Malta, médico coordenador dos cuidados paliativos.