Buscando promover a segurança e bem-estar dos pacientes, o Hospital de Câncer de Pernambuco, através do departamento da Qualidade, realizou um evento especial em comemoração ao Dia da Segurança do Paciente. Como o tema nacional “Engajar pacientes para a segurança do paciente”, a programação apoio incluiu pacientes e suas famílias.
Na Enfermaria Santa Águeda, houve uma roda de conversa destinada tanto aos pacientes como aos seus acompanhantes. O objetivo era criar um espaço acolhedor para discutir questões relacionadas à segurança do paciente e fornecer informações para ajuda-los no tratamento. A roda de conversa foi ministrada pela assistente social Stella Maris, que enfatizou a importância de compreender as necessidades emocionais e sociais dos pacientes, além das suas necessidades médicas.
Além de conhecimento e reflexão, o evento também serviu um café da manhã especial para os pacientes, preparado pela equipe da Nutrição e da Rede Feminina.
Na programação, houve também um minicurso ara os profissionais de saúde, com foco em ensinamentos sobre Libras (Língua Brasileira de Sinais). A inclusão é um dos pilares da segurança do paciente, e garantir uma comunicação efetiva é essencial para compreender as necessidades individuais de todos no ambiente hospitalar, de modo que a comunicação não seja uma barreira na compreensão.