Referência em diagnóstico e tratamento oncológico, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) foi a instituição convidada para estar presente na cerimônia de abertura da campanha Outubro Rosa pelo Governo de Pernambuco, no Palácio do Campo das Princesas, na noite de quarta-feira (4). Na ocasião, a governadora Raquel Lyra apresentou ações de enfrentamento ao câncer de mama e de colo do útero e reforçou a importância das iniciativas que contemplam a saúde da mulher. O mês de outubro é dedicado a chamar atenção para a necessidade da prevenção e da descoberta precoce do câncer de mama, e o HCP foi lembrado pela chefe de Estado como sendo uma instituição que deve ser cada vez mais fortalecida em razão do trabalho realizado para atender milhares de pacientes.
A cor rosa foi predominante no ambiente que reuniu mais de 60 pessoas do HCP; entre superintendes, colaboradoras, voluntários e pacientes que superaram o câncer de mama. Além do traje rosa, o adesivo da campanha, feito pelo HCP, simbolizou ainda mais o momento para todos. Inclusive, uma das colaboradoras da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Luiza Miranda, teve sua história contada em vídeo oficial da gestão estadual para divulgar as novas ações.
Em nome do Hospital de Câncer, o superintendente geral, Sidney Neves, agradeceu o convite enviado pela governadora.
“Nós, do Hospital de Câncer de Pernambuco, ficamos muito honrados pelo convite feito pela governadora Raquel Lyra, para participar do lançamento estadual da campanha Outubro Rosa, demonstrando mais uma vez a importância do HCP como referência no tratamento de câncer no nosso estado. Foi uma felicidade muito grande dos mais dos mais dos 60 representantes do hospital, presentes no evento, aos quais deixo meu agradecimento”.
Raquel Lyra citou que foi no HCP que ela teve a oportunidade de se aproximar de mulheres de várias partes de Pernambuco que fazem seus tratamentos no hospital, especialmente as mulheres mastectomizadas, ou seja, que passaram pela cirurgia de retirada da mama.
“Agradeço a todos do Hospital de Câncer por estarem aqui representando esta instituição fundamental para as mulheres com câncer de mama e para toda a população com câncer em nosso estado. Agradeço a Luciana Mergulhão – coordenadora do departamento de fisioterapia do HCP – por ter me apresentado ao trabalho voltado para mulheres mastectomizadas em reabilitação no HCP. Nós queremos, além de fortalecer o Hospital de Câncer, garantir o atendimento descentralizado no nosso estado”, disse Raquel Lyra na abertura.
De acordo com Zilda Cavalcanti, secretária de Saúde, a cerimônia marca, acima de tudo, a luta contra o câncer de mama a partir da prevenção e acesso ao diagnóstico. “Este é o mês que lembra à prevenção ao câncer de mama, mas o cuidado com a saúde da mulher tem que ser todos os dias do ano. E não estamos aqui de forma festiva, viemos aqui para lutar juntos no combate ao câncer de mama”.
Iniciativas para detecção do câncer de mama
Durante a noite de ontem, a governadora Raquel Lyra anunciou uma série de iniciativas para atender à saúde das pernambucanas. No projeto lançado vão ser oferecidos:
- Implantação de Quatro Carretas de Saúde da Mulher: investimento de R$ 30 milhões na aquisição e operação de quatro carretas de Saúde da Mulher, que percorrerão todas as regiões de Pernambuco. Essas carretas fornecerão serviços de exames e detecção precoce de câncer, com foco no câncer de mama e no câncer de colo de útero. Os exames oferecidos incluem mamografia, ultrassonografia, colposcopia e citologia.
- Estruturação de Hospitais Regionais e UPAs Especialidades: O governo estadual também se compromete a estruturar hospitais regionais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) especializadas para garantir um atendimento completo e de qualidade às mulheres que necessitam de tratamento e acompanhamento médico.
- Parcerias com Prefeituras e Instituições de Saúde: parcerias com as prefeituras locais e instituições de saúde para ampliar a capacidade de atendimento e garantir que as mulheres tenham acesso fácil aos serviços de prevenção e detecção precoce de câncer. Isso pode envolver a cooperação com hospitais parceiros, clínicas e outras instituições de saúde.
- Conscientização da População: conscientizar a população sobre a importância da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama e colo de útero. Esse esforço educacional visa alertar as mulheres sobre a necessidade de fazer exames regularmente, destacando que o câncer tem alta taxa de cura quando detectado precocemente.
Raquel Lyra pontuou ainda que será feito um investimentos em unidades móveis de saúde, aprimoramento da infraestrutura hospitalar, parcerias com prefeituras e outras instituições de saúde, e campanhas de conscientização para combater o câncer de mama e de colo de útero em todo o estado de Pernambuco.
Também participaram do evento os deputados estaduais Henrique Queiroz Filho, Débora Almeida, Socorro Pimentel, Simone Santana e Claudiano Martins Filho, assim como o prefeito de Cupira, Zé Maria, e os vereadores do Recife Michelle Collins e Tadeu Calheiros; a coordenadora da Oncologia do IMIP, Jurema Telles, e a presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Pernambuco, Ana Beatriz Albuquerque.