Em mais um ano, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) é reconhecido como uma instituição de referência em segurança do paciente. A nova conquista veio através da certificação concedida pela Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (APEVISA), em razão dos padrões de segurança oferecidos aos pacientes do hospital oncológico. Este resultado vem de um trabalho colaborativo a partir do departamento da Qualidade que promoveu treinamentos, campanhas internas e revisões dos procedimentos, todas as ações engajadas juntamente com o Núcleo de Segurança do Paciente, composto por diversos profissionais da instituição.
A avaliação para essa distinção foi realizada com base em formulários preenchidos pelos próprios serviços de saúde, considerando respostas e documentos, como protocolos, fluxos e registros de treinamentos. A análise abrangeu também prontuários para monitorar riscos.
A certificação é uma prova do compromisso coletivo para aprimorar constantemente a qualidade da assistência prestada aos pacientes. Como enfatizou a gerente de Qualidade do HCP,
Metas OMS
A adoção das seis metas internacionais de segurança do paciente da Organização Mundial da Saúde (OMS) inspiram melhorias significativas, como a garantia da correta identificação do paciente, redução dos riscos de quedas e úlceras por pressão, além de aprimoramentos na segurança das prescrições médicas. Além disso, o HCP criou uma plataforma de Notificação de Eventos Adversos, destinada a avaliar e evitar os riscos na assistência ao paciente.