Na tarde da última quinta-feira (10), o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) recebeu um treinamento sobre Navegação de Enfermagem de Pacientes Oncológicos, ministrado por Lorena Andrade, mestre em saúde pública, enfermeira navegadora, Doutoranda pelo Programa Associado de Pós-graduação em Enfermagem UPE/UEPB (PAPGEnf), atualmente colaboradora no Hospital das Clínicas de Pernambuco.
A navegação em oncologia é um tema novo que vem ganhando espaço e importância dentro das equipes assistenciais. É uma área de atuação que apresenta grande potencial de facilitar a jornada do paciente oncológico, com o objetivo de tornar o acompanhamento efetivo em redução de filas e tempo de espera entre o diagnóstico e o início do tratamento. “Estamos trazendo esse tema como uma nova tecnologia, uma nova estratégia para acelerar o fluxo dentro do HCP, para que o paciente inicie o tratamento o mais rápido possível e tenha mais chances de cura e bons resultados”, explica Lorena Andrade.
O programa de navegação é a fusão entre as ações dos processos assistenciais e administrativos do serviço, desenhados e adaptados ao perfil dos pacientes atendidos e que são mediados por sistemas computacionais. “O treinamento é para implantar a navegação da enfermagem, que trabalha com o acompanhamento de perto do paciente, para que ele tenha o tratamento dentro do prazo estabelecido pelo Ministério da Saúde (60 dias), entre o diagnóstico e o início do tratamento”, explica Bruna Buarque, gerente de enfermagem.
O curso foi ministrado na gerência de enfermagem, com a presença da gerente, Bruna Buarque; o superintendente técnico, Genildo Lira; Renata Galindo, gerente da Qualidade; Cássia Vieira, gerenciamento de risco; Joana Araújo, coordenadora dos ambulatórios; os enfermeiros Antônio Otagnan, Erica Mendes, Livia Leite e Mirlene Leite; e as supervisoras de enfermagem Maria Adriana Costa e Rosana Cecília.