Rosilda Barros Lemos é uma admiradora da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Pernambuco, grupo voluntário que atua há mais de 77 anos no Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP). “Já fui voluntária no IMIP, no projeto Mãe Canguru. Sei o que é ser voluntária, dedicar seu tempo e dia a dia em benefício do próximo. Quando conheci o trabalho da Rede Feminina, da dedicação diária ao paciente e seus familiares, me senti na necessidade de agradecer o empenho desse grupo e desse trabalho que, para mim, vem do céu. Necessidade de mostrar a todas essas 300 pessoas o quanto elas são especiais e que precisam ser vistas com carinho e gratidão”, descreve Rosilda. Na última quinta-feira (20), como forma de homenagear o importante trabalho da Rede, ela preparou uma linda surpresa ao grupo, com direito a presentes, flores e um bolo temático decorado.
Por questões pessoais, a própria Rosilda não pode participar da homenagem, mas fez questão que ela acontecesse mesmo na sua ausência. Os voluntários reuniram-se na capela do HCP para comemorar essa atitude, que também foi marcada pela posse do grupo eleito no dia 13 de julho para a atual direção da Rede Feminina.
Pelo sexto mandato consecutivo, a chapa de Maria da Paz Azevedo Silva foi eleita como a responsável pela gestão do voluntariado por mais dois anos. Neste ano, nenhuma outra chapa escreveu-se para concorrer contra o grupo.
Confira as integrantes da chapa vencedora que vão administrar a Rede Feminina de Pernambuco pelos próximos dois anos:
Presidente: Maria da Paz Azevedo Silva
Vice-presidente: Enidia Tenório de Holanda
1ª secretária: Cristina Gouveia de Azevedo
2ª secretária: Isabel Maria de Araújo Wanderlei
1ª Tesoureira: Maria Helena Montenegro Acioly
2ª Tesoureira: Fabiola Alves de Lima Melo
Conselho Fiscal:
Zuila Rios Ribeiro
Janine Guerra Nascimento
Teresinha Bezerra Moraes de França
A Rede Feminina de Combate ao Câncer
A Rede Feminina atua na instituição desde sua fundação, em 1945, resultado do desejo de senhoras da alta sociedade do Recife em amparar os indigentes em tratamento contra o câncer. O voluntariado composto por cerca de 300 voluntários, entre homens e mulheres, que dão suporte ao paciente durante e após o tratamento. Esses voluntários são em grande maioria, ex-pacientes e familiares de pacientes, que sabem a importância desse apoio humanizado.
A Rede Feminina oferece, de forma humanizada, doações diárias de medicamentos, alimentos, artigos de higiene pessoal, exames, próteses, perucas, além de promover oficinas de artesanato, assistência espiritual e eventos, com o objetivo de proporcionar alegria aos pacientes e acompanhantes.
Entre outras atividades o voluntariado é responsável pela administração da Casa de Mirella, centro de apoio destinado aos pacientes que não possuem condições para permanecer no Recife durante seus tratamentos.