No dia 06 de Julho deste ano ocorreu a 32ª Jornada Científica do Hospital de Aeronáutica de Recife (HARF), que teve como tema: Oncologia.
As residentes da fonoaudiologia (do programa de Residência Multiprofissional em Oncologia do HCP) Eduarda Lopes Honorato de Souza e Rhayssa Maria Wanderley Alves apresentaram trabalhos que foram premiados com o 2º e 3° lugar no evento.
Os trabalhos foram frutos das pesquisas desenvolvidas na instituição pelas residentes egressas Mikaelly Damasio dos Santos Vital e Laryssa Kaline Albuquerque de Sousa e orientados pelos fonoaudiólogos mestres: Deluana Cunha, Elaine Santos e Rodrigo Andrade.
Os temas foram “Efeito dos Exercícios do Trato Vocal Semi Ocluído (ETVSO) no pós-operatório imediato de tireoidectomia total: estudo piloto” e “Avaliação de risco de disfagia e estado nutricional de pacientes com tumores de boca e orofaringe”. O primeiro é um estudo pioneiro na área de reabilitação vocal em tireoidectomia, o qual objetivou analisar o efeito dos Exercícios de Trato Vocal Semiocluído (ETVSO) nos parâmetros vocais de pacientes submetidos à tireoidectomia total durante o período de pós-operatório imediato; e o segundo teve como objetivo avaliar o risco de disfagia e o estado nutricional de pacientes com tumores de boca e orofaringe.