A comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante – CIHDOTT do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) promoveu orientações para acompanhantes e pacientes em alguns setores da instituição. O intuito foi sensibiliza-los sobre a importância da doação que, no caso de pacientes com câncer, o único órgão que pode ser doado é a córnea.
A ação foi realizada em apoio à Semana Estadual de Incentivo à Doação de Órgãos promovida pela Central de Transplantes de Pernambuco (CT/PE), tendo em vista o alto número de pessoas na fila de espera por um transplante. Se tratando da doação de córnea, o HCP é a terceira instituição que mais capta córneas para transplante em todo o estado. Além da captação, o trabalho realizado pelo departamento envolve acolhimento, esclarecimentos e suporte emocional para os familiares no momento da perda.
“Se trata de uma ação educativa para que as pessoas entendam e até possam, através da nossa orientação, desmistificar algumas ideias relacionadas ao tema. Para isso, temos todo o cuidado, sempre respeitando nossos pacientes e acompanhantes para que eles possam tirar suas dúvidas. O mais importante é passar para as pessoas que doar órgãos salva vidas”, reforçou Gabriela Prado, enfermeira da CIHDOTT.
Importância da Comissão
Criada em 2013, a Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes (CIDHOTT) é quem realiza o grande trabalho de conscientização dos profissionais de saúde e de acolhimento das famílias. A CIDHOTT é composta por um médico, um enfermeiro, um psicólogo e técnicos de enfermagem, que atuam 24h por dia nessa missão. O setor é composto por uma equipe multidisciplinar formada por Rogério Assunção, Gabriela Prado, Jacira Cristina, Rosangela Silva e Mayara Soares.