Dessa vez foi a equipe do ambulatório de mastologia, através da gerência de enfermagem, com o apoio da equipe de tecnologia da informação (TI), que trouxeram mudanças aos processos do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), mais precisamente ao processo de solicitação de mamografias.
“O documento de prescrição de mamografias utilizado é padrão do Ministério da Saúde. Com a inclusão no Sistema MV, utilizado pelos profissionais da assistência para solicitar o exame, o documento ganhou outros campos de preenchimento, o que tornou o preenchimento mais demorado. Além disso, ao realizar a impressão, ele continha quatro páginas, sendo três frente e verso, trazendo custos para a instituição”, explica Joanadarc Santana, coordenadora de enfermagem.
Com o apoio da TI e menos de um mês de trabalho, o documento foi adaptado às necessidades da prescrição, tornando o preenchimento mais rápido e reduzindo o gasto com a impressão em 50%. Entre os setores que fazem a solicitação, além da mastologia, estão a triagem, radiologia, ambulatório de pélvis e oncologia clínica. Esse trabalho faz parte do projeto de melhorias dos sistemas da instituição, encabeçado pela equipe de tecnologia da informação, através de Márcia Andrade, assistente de suporte II da TI, e Luciano Souza, analista de sistema III.