O estudo foi desenvolvido no HCP por profissionais da Farmácia Oncológica
Desenvolvido no Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), o trabalho de conclusão de curso (TCR) da farmacêutica Kaline Nascimento foi submetido e aceito em um jornal de renome no Brasil. Trata-se do Brazilian Journal of Oncology (BJO), o periódico oficial da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), que tem o objetivo de divulgar o conhecimento e valorizar resultados de pesquisas nacionais no âmbito da oncologia.
Durante um ano, Kaline se dedicou a avaliar 172 pacientes com câncer de mama metastático para analisar o tempo de vida das mulheres em tratamento com o uso do trastuzumabe com ou sem combinação de pertuzumabe. Os dois medicamentos são, na verdade, anticorpos que atuam como terapia alvo no combate ao câncer de mama HER2 positivo. Quando administrados juntos, podem aumentar a sobrevida de pessoas com a doença, diagnosticadas até mesmo em estágios mais avançados. Ambas as terapias são fornecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“Esse trabalho é muito importante no contexto da oncologia, pois ele traz resultados sobre a melhora significativa na vida das pacientes após essas terapias terem sido incluídas no SUS”, explica Kaline.
Sob orientação da coordenadora da Farmácia Oncológica do HCP, Juvanier Romão, a publicação no BJO traz notoriedade para a relevância de trabalhos científicos desenvolvidos na instituição.
“Sabíamos que o tema tinha potencial para submetermos na SBOC e assim o fizemos. Foi uma feliz surpresa vê-lo publicado, além de ser um importante reconhecimento”.
De acordo com a análise descrita no trabalho:
“Os pacientes tratados apenas com trastuzumabe tiveram uma taxa de mortalidade de 13/100 mulheres por ano, e aqueles tratados com trastuzumabe mais pertuzumabe tiveram uma taxa de mortalidade de 4,14/100 mulheres por ano. A razão de risco presumido para o grupo tratado apenas com trastuzumabe foi 3,16 vezes maior que o grupo tratado com as duas terapias juntas”.
Leia na íntegra o artigo no Brazilian Journal of Oncology.