O mês de abril é dedicado à campanha nacional pela segurança do paciente, que reforça a atenção à saúde e a redução de danos adversos ao paciente no ambiente hospitalar. Como instituição de referência no estado, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) segue todas as práticas necessárias e que têm como base as metas internacionais preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Entre as metas estão a identificação do paciente; prevenção de úlcera por pressão; segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos; cirurgia segura; prática de higiene das mãos em serviços de saúde e prevenção de quedas.
No HCP, o departamento da Qualidade trabalha para reduzir erros e melhorar o atendimento ao paciente, através de ações educativas e de conscientização para todos os colaboradores. Em razão desse trabalho, o Hospital foi certificado pela Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (APEVISA) como uma unidade hospitalar de alta conformidade a respeito das práticas de segurança ao paciente.
Notificação de eventos adversos
Vale salientar que uma das formas de contribuir para a segurança do paciente é notificando eventos adversos, que são situações que podem trazer dano ao paciente. A notificação é segura e qualquer pessoa pode fazer por meio de formulário disponível no menu acesso rápido, no HCPnet.