Em clima de confraternização, a Rede Feminina inaugurou sua nova sede, o Ed. Esther Souto, nomeado em homenagem a voluntária que fundou o grupo voluntariado e esteve no Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) o ano de 2009. O espaço recém construído é uma grande conquista para os voluntários que atuam fortemente na instituição desde o princípio.
O café da manhã coletivo abriu as comemorações no jardim do hospital. E como tudo que a Rede Feminina faz é pelo bem das pessoas, os pacientes não ficaram de fora e participaram do momento de muita emoção e de união também. Dona Maria da Paz, presidente da Rede, agradeceu a todos, inclusive aos parceiros que ajudaram na construção do edifício. Ela frisou a importância do trabalho voluntário na vida de milhares de pacientes em tratamento no HCP.
“Hoje é um dia de muita felicidade e eu só tenho gratidão. O Ed. Esther Souto está pronto para que possamos oferecer os serviços que já prestamos às pessoas, como o chá e sopa, distribuição de alimentos e itens de higiene pessoal, espaço para doações, entre outras ações que são essenciais dentro do HCP. Sempre digo que o Hospital de Câncer é um lugar de amor e cura, e nós temos orgulho de estarmos aqui em prol de quem mais precisa”, disse Maria da Paz.
Em seguida, houve a missa em Ação de Graças, com a presença da família de Esther Souto, superintendentes e colaboradores. A ocasião foi marcada por muita emoção e, na sequência, houve a procissão com destino ao edifício.
Sete décadas de voluntariado
A Rede Feminina está na entidade desde sua fundação, em 1945, resultado do desejo de senhoras da alta sociedade do Recife em amparar os indigentes em tratamento contra o câncer.
Dessas mulheres, destaca-se Maria Esther Souto, esposa do empresário Adelmar da Costa Carvalho, que com apenas 28 anos de idade dedicou uma vida inteira ao hospital, conhecida até hoje como a voluntária com maior tempo de atuação no Brasil. Dona Esther somente deixou de trabalhar no HCP por recomendações médicas, aos 91 anos de idade, e veio a falecer em 2009, deixando um rico legado de amor e voluntariado.