“Fazer medicina é pensar no conforto das pessoas que precisam”, expressa Dra. Luciana Gurgel, médica patologista que trabalha no Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) há 26 anos. Neste mês da mulher, ela é uma das homenageadas do Prêmio Tacaruna Mulher, na categoria Medicina e Saúde. O prêmio é promovido todos os anos pelo Shopping Tacaruna com o objetivo de enaltecer mulheres que inspiram.
Luciana Gurgel conta que estar no prêmio foi uma surpresa. “Nunca imaginei, pois não havia concorrido a nada e, de repente, recebi uma ligação da organização. Me sinto honrada em receber esse reconhecimento”. Com uma carreira consolidada na anatomia patológica ao longo de mais de 20 anos, a profissional vem contribuindo para o Sistema Único de Saúde (SUS) através de seu trabalho em instituições de alta relevância no estado de Pernambuco. No HCP, instituição referência no tratamento de câncer, Dra. Luciana trabalha para acelerar o diagnóstico de pacientes que procuram o serviço do hospital.
“Sempre achei prazeroso ajudar as pessoas e meu trabalho proporciona isso”, afirma ela que descobriu a vocação para medicina muito cedo e quis seguir o caminho da observação de patologias através do microscópio, seu principal instrumento de trabalho. A patologia é o setor fundamental para o diagnóstico, classificação e estadiamento histopatológico das doenças. De acordo com Luciana, quase 100% de suas análises realizadas no HCP são positivas para câncer. O que demonstra a importância da sua dedicação e trabalho numa realidade na qual as descobertas de câncer na população aumentam a cada ano.
Na agenda de Gurgel há muitas outras coisas que ela faz; é professora adjunta da Universidade Federal de Pernambuco onde ensina o que aprendeu quando decidiu se especializar em medicina patológica. Na vida pessoal, ama aproveitar a vida com a família e amigos, mostrando que ela pode estar em qualquer lugar e, ainda sim, ser excelente no que faz.