No dia 20 de novembro foi comemorado o Dia Mundial de Prevenção a Lesão por Pressão, uma data que visa disseminar informações acerca do tema incentivando profissionais da saúde, pacientes e familiares sobre práticas de prevenção de lesão por pressão. No Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), o departamento da Qualidade promoveu uma ação de dois dias para reforçar os tópicos de segurança do paciente relacionados ao tema.
Nos dois dias houve palestra educativa e também uma encenação para explicar de maneira lúdica e diferente os cuidados que devem ser tomados para evitar lesões que causam dano à pele do paciente. Em muitas situações, a lesão por pressão ocorre em pacientes acamados e, por isso, a equipe simulou um caso mostrando a atuação dos profissionais da saúde com um paciente. A brincadeira educativa contou com dois atores que divertiram os participantes.
Segurança do paciente
O HCP trabalha as Seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente, estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), entre elas, a Meta 6, cujo objetivo é reduzir risco de quedas e lesões por pressão. Para execução da meta, foi criado, entre outras medidas, um protocolo, que promove iniciativas para educação do paciente, familiares e profissionais de saúde. A ação reforça o comprometimento do HCP com a assistência integral e humanizada dos pacientes oncológicos.