Linfoma ou Doença de Hodgkin é um tipo de câncer que se desenvolve no sistema linfático como um grupo composto por órgãos (linfonodos ou gânglios) e tecidos. O linfoma de Hodgkin se espalha de forma ordenada, de um grupo de linfonodos para outro grupo, por meio dos vasos linfáticos.
Atenção: A informação existente neste site pretende apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com o Serviço de Saúde.
Idade (mais comum no início da fase adulta – após os 20 anos, e depois dos 55 anos)
Histórico familiar
Infecção por HIV, vírus causador da AIDS
Gênero (mais frequente em homens
Há poucos meios de prevenção uma vez que os fatores de risco, em sua maioria, não são alteráveis. Uma forma de prevenir é evitar doenças autoimunes, como o vírus HIV.
Perda de peso sem causa aparente
Tosse e dificuldade para respirar, ou desconforto no peito
Febre e suores noturnos
Cansaço e perda de peso sem motivo aparente
Coceira na pele
O hemograma completo (exame de sangue) avalia o risco da doença. E, A partir dos sintomas, o médico também irá solicitar uma biópsia do linfonodo, que é feita por uma aspiração do linfonodo. Outra forma de detectar a doença é a biópsia da medula óssea, quando há a retirada de um pequeno fragmento.
Dependendo do estágio da do linfoma de hodgkin, as opções de tratamento para o lpodem incluir quimioterapia, radioterapia, imunoterapia (incluindo anticorpos monoclonais) e transplante de medula.