A leucemia é uma doença que afeta os glóbulos brancos do sangue, conhecidos como leucócitos, ocasionando a produção de células doentes na medula óssea, o que, consequentemente, prejudica a imunidade do paciente. Pode ser classificada como aguda ou crônica, dependendo da velocidade de agravamento. O tipo mais comum é a aguda, onde as células sanguíneas jovens não conseguem amadurecer para realizar suas funções, multiplicando-se rapidamente.
Atenção: A informação existente neste site pretende apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com o Serviço de Saúde.
Doenças no sangue
Exposição a altas doses de radioatividade (no caso da Leucemia mielóide crônica)
Exposição a produtos químicos
Tabagismo
Histórico familiar
A leucemia difere de outros tipos de câncer por ter menos fatores de risco que podem ser preveníveis, como no caso do tabagismo. Geralmente, é recomendado pelos especialistas que se mantenha hábitos saudáveis, com atividades físicas e alimentação nutritiva. Além disso, evitar exposição desnecessária a agentes potencialmente tóxicos, como o próprio tabagismo.
O exame utilizado para diagnosticar a leucemia é chamado de mielograma, que consiste na coleta de uma parte da medula óssea numa parte específica do corpo.
Para o tratamento de leucemia existem a imunoterapia, a radioterapia e, a depender do tipo de leucemia que a pessoa possui, pode haver transplante de medula óssea.