O câncer de laringe é um dos mais comuns da região da cabeça e pescoço. Ele pode se desenvolver em três áreas do órgão: subglote, glote e supraglote, e é mais predominante em homens acima de 40 anos. Rouquidão, irritação da garganta e tosse constante são alguns dos sintomas de alerta.
Atenção: A informação existente neste site pretende apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com o Serviço de Saúde.
Tabagismo
Alcoolismo
Infecção oral por HPV
Mau uso da voz
Excesso de gordura corporal
Não fumar
Fazer atividades físicas
Evitar consumo excessivo de álcool
Não praticar sexo oral sem proteção
Manter a higiene bucal
Ter uma alimentação saudável
Rouquidão
Dor na garganta
Dificuldade para engolir
Dificuldade para respirar
Tosse constante
Perda de peso sem causa aparente
No caso de câncer de laringe, os sintomas são os que auxiliam para a descoberta precoce da doença. Na avaliação médica, são realizados exames de imagem capazes de identificar se há tumor na região. Os exames são: laringoscopia e, a depender do resultado, o profissional pode solicitar uma biópsia, procedimento no qual é retirado um fragmento para análise.
O tratamento pode ser quimioterápico e/ou radioterápico, ou até mesmo pode ocorrer a cirurgia, na qual em muitos casos é feita a retirada parcial ou total da laringe. No caso da retirada por inteiro da laringe, a cirurgia é chamada de laringectomia total, indicada para casos mais graves. O tratamento também envolve o processo de reabilitação da voz e das funções orais.