Comportamentos do dia a dia podem ajudar a evitar o câncer de mama, tipo mais frequente em mulheres no Brasil e no mundo
A vida moderna, cheia de responsabilidades e com pouco tempo para o autocuidado podem contribuir para o desenvolvimento de um câncer de mama. É por isso que, neste Outubro Rosa, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) faz um alerta importante com a campanha: Não deixe o câncer de mama fazer parte da sua vida. Previna-se! Esse tipo de tumor é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira, excluindo os casos de câncer de pele não melanoma, mas pode ser evitado com mudanças diárias do dia a dia, que incluem cuidar do corpo e da mente. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) estimam que, somente em 2022, 66.280 mulheres devem receber o diagnóstico da doença no Brasil. A campanha pode ser conferida nas redes sociais da instituição, @sigahcp ou no site hcp.org.br.
A campanha do HCP busca estimular o autocuidado entre as mulheres. Ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos, por exemplo, podem contribuir para evitar o câncer de mama, uma vez que a obesidade é um dos fatores de risco para o surgimento da doença. Cuidar da mente, assim como manter as consultas médicas e os exames de rotina em dia e, no caso das mulheres com mais de 40 anos, realizar a mamografia anualmente, também são importantes para detectar a doença em estágio inicial, o que contribui para o aumento das chances de cura em mais de 90%. No caso das mulheres com histórico familiar de câncer de mama, essa prevenção deve começar ainda mais cedo.
De acordo com a mastologista e coordenadora do Serviço de Mama do HCP, dra. Carolina Vasconcelos, o câncer de mama é uma doença de causa multifatorial, ou seja, não existe uma causa definida que possa ser associada ao seu surgimento. “Precisamos ter muito cuidado em relação à qualidade de vida para evitarmos esses riscos. A mulher moderna está mais exposta ao câncer justamente por causa do estilo de vida, o que não deixa muito tempo para cuidarmos de nós mesmas”, explica a médica. Outro importante fator de risco não só para o câncer de mama, mas para todos os tipos de câncer é o consumo de álcool e o cigarro, mas principalmente a combinação dos dois.
Conhecer o próprio corpo também é importante. Em casos já avançados, os sinais e sintomas do câncer de mama apresentam-se por Retração na pele da mama, mudança no formato, tamanho ou coloração do mamilo, nódulos na mama, axila e/ou pescoço, saída de secreção pelo mamilo, irritação na pele da mama e pele da mama com aspecto enrugado. “Ao identificar qualquer mudança em seu corpo, procure um médio”, reforça a mastologista.
Mamografia gratuita
Lançado em 2021, como forma de facilitar a marcação de mamografias durante a pandemia, o Hospital de Câncer de Pernambuco desenvolveu, em parceria com a startup recifense TI Saúde, uma plataforma de agendamento online para esse exame. O link permanece disponível e pode ser utilizada por qualquer mulher que atenda aos requisitos necessários para o exame: ter 40 anos ou mais e não ter feito a última mamografia a menos de um ano.
Para agendar, basta acessar www.hcp.org.br/outubrorosa, preencher os dados solicitados e escolher o dia e hora para a realização do procedimento.
“O grande objetivo da mamografia é justamente tentar diagnosticar os tumores enquanto eles ainda não são palpáveis”, explica dra. Carolina. Em 2021, no Hospital de Câncer de Pernambuco, mais de 10 mil mamografias foram realizadas. De acordo com dados parciais do Registro Hospitalar de Câncer do HCP, 1068 mulheres e 15 homens foram diagnosticados com câncer de mama, totalizando 1083 pessoas.