Com as aulas encerradas no mês de dezembro de 2021, os alunos do Programa de Educação Permanente em Cuidados Paliativos participaram nos dias 20 e 21 de maio do Webinar Capacitação em Cuidados Paliativos, onde também ocorreu a apresentação dos trabalhos de conclusão do Programa. O Webinar contemplou entre os temas assuntos como “papel da Secretaria de Saúde no incentivo ao desenvolvimento de novos serviços em cuidados paliativos”, “perspectivas dos cuidados paliativos no setor privado: onde estamos e qual o futuro” e “cuidados paliativos no presente e no futuro: onde estamos”. Entre os palestrantes, Rodrigo Bezerra Pires, Livia Interaminense e Fábio Malta, respectivamente.
O Programa, realizado através de incentivo financeiro via Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica – PRONON teve a proposta de formar um núcleo de educação permanente em cuidados paliativos para aperfeiçoar a qualidade da assistência a pacientes oncológicos do HCP, assim como, difundir conhecimento capacitando e ensinando os profissionais de saúde para atuarem na rede oncológica do SUS de Pernambuco.
No dia 21, oito apresentações marcaram o encerramento do Programa. Essas apresentações foram realizadas pelos alunos do curso, que tiveram a oportunidade de criar conteúdos, a exemplo de ebooks e cartilhas, sobre o tema estudado. Entre os trabalhos, o realizado pelo grupo de Helena Pedrosa, psicóloga atuante no Hemope, que produziram cartilha sobre os Modelos Assistenciais de Cuidados Paliativos. “Durante nossas pesquisas no curso, principalmente para o desenvolvimento do nosso trabalho, percebemos que as teorias que encontrávamos eram muito vagas nas questões práticas da implantação dos cuidados paliativos na assistência, se atendo muito aos conceitos. Assim, nosso material buscou destacar de forma objetiva e prática a maneira de implementar e difundir a essência da abordagem paliativa em vários contextos que se integram, desde a atenção domiciliar, ambulatórios especializados, urgências e emergências, até unidades de terapia intensivas, entre outros. Permitindo assim que os cuidados Paliativos sejam abordados precocemente na trajetória da doença ameaçadora à vida e em múltiplos cenários”, destacou Helena.
Ainda no grupo de Helena, como forma de apresentar o tema de forma mais lúdica, a mesma elaborou um cordel, onde em 16 pequenas páginas, resume a cartilha elaborada pelo grupo. Entre os outros trabalhos selecionados para a apresentação estavam cartilha sobre Diretivas Antecipadas de Vontade (DAV); folheto informativo para técnicos de enfermagem como ferramenta educativa no manejo do luto de uma doença ameaçadora da continuidade da vida; Cartilha sobre o papel da equipe multiprofissional nos cuidados paliativos como ferramenta educativa no manejo de uma doença ameaçadora da continuidade da vida; ebook com Orientações aos cuidadores e familiares de pacientes em cuidados paliativos; entre outros.
Iniciado em fevereiro de 2021, o curso disponibilizou 160 vagas exclusivamente para profissionais de saúde: médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, psicólogos, assistente social, entre outros profissionais que compõem equipe multidisciplinar em cuidados paliativos. Foram mais de 30 instituições participantes indiretamente.