Foto/Divulgação
A equipe de cirurgia oncológica do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) participou do XV Congresso Brasileiro de Cirurgia Oncológica, onde teve quatro artigos aceitos dentre os 10 melhores avaliados. Um deles foi classificado em primeiro lugar no Prêmio Fernando Gentil de Incentivo e Pesquisa em Cirurgia Oncológica na categoria Apresentação Oral.
Intitulado de “Avaliação da expressão de marcadores da ativação plaquetária e sua correlação com a tumorigênese e progressão tumoral em pacientes com câncer gástrico”, o artigo tem autoria de Jeronimo Paulo Assis; Mario Rino Martins; Rogerio Luiz dos Santos; Luciana Mata da Silva; Cecília Araújo Carneiro Lima; Leuridan Cavalcante Torres; Nora Manoukian Forones, todos do corpo médico do HCP. O estudo aprofundou-se na descoberta de novos marcadores que possam ser aplicados na prática clínica, impactando no tratamento e, principalmente, no prognóstico do paciente com câncer gástrico.
Segundo o doutorando Jeronimo Assis, para a pesquisa, foi realizada a coleta de sangue de pacientes com diagnóstico de câncer gástrico e de pessoas saudáveis para avaliar os níveis de mediadores solúveis de pacientes com diagnóstico de câncer gástrico e de pessoas saudáveis para avaliar os níveis de mediadores solúveis de ativação plaquetária.
“Já sabendo que o câncer gástrico é de alta mortalidade, fizemos uma dosagem no sangue dos pacientes de dois marcadores (sCD40L e sCD62P) que são circulantes no sangue e, através da dosagem deles, a gente relacionou ao desfecho do paciente”, explicou o doutorando em cirurgia oncológica.
Qualidade em ensino e pesquisa
O trabalho tem muito a agregar ao HCP, pois evidencia a qualidade dos estudos realizados na instituição, especialmente pela Dinter UNIFESP/HCP, Programa de Pós-Graduação Interinstitucional em Medicina Translacional com a Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP/EPM, na modalidade doutorado.
De acordo com Dr. Guilherme Costa, superintendente de Ensino e Pesquisa, artigos como o desenvolvido pela equipe de cirurgia oncológica, demonstram e solidificam o ensino e pesquisa no HCP.
“A pesquisa acadêmica está se desenvolvendo a nível do hospital, o que traz novas pesquisas e novos conhecimentos que não só vão servir para os nossos pacientes e para a nossa instituição, mas, sem dúvida nenhuma, algo importante a nível da literatura mundial”, salienta.