Planejar para conquistar, esse foi o tema e principal objetivo do Marketing Day, evento que, em seu segundo ano, reuniu gestores e membros de departamentos estratégicos do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP). Um dia lúdico para pensar em como resolver problemas e desenvolver ideias que façam do HCP um lugar ainda melhor para os pacientes e colaboradores.
Realizado na última quinta-feira (25), o Marketing Day começou com dinâmicas elaboradas pelos integrantes da equipe de Comunicação e Marketing, responsáveis pelo evento. O primeiro foi Jônatas Messias, analista de comunicação, que fez todos rirem com a “montanha russa imaginária”, uma ação onde todos os participantes precisaram imitar movimentos e sons comuns de uma montanha russa de verdade para iniciar o dia com muita diverção. Em seguida, foi a vez de Camyla Nóbrega, coordenadora do setor. Ela apresentou a proposta do encontro, destacando o motivo daqueles setores serem escolhidos, já que são os departamentos que mais demandam para a Comunicação e o Marketing e, ainda, falou sobre como funciona o marketing do HCP. Camyla destacou a importância do planejamento estratégico e a organização das equipes para obter bons resultados em 2022.
Juliana Estelita, analista de marketing, levou uma dinâmica diferente: “Venda seu peixe” foi a deixa para que cada colaborador pudesse falar sobre o seu setor. Estiveram presentes representantes da Regulação, Ouvidoria, Qualidade, Captação de Recursos, Ensino e Pesquisa, Recursos Humanos, Higienização e Limpeza e Convênios e Projetos.
O momento mostrou que todos os departamentos são importantes para manter o HCP vivo, seja a Qualidade que trabalha para a segurança do paciente, ou a Captação de Recursos, responsável por trazer doações para a instituição. “Estamos lá, antes, durante e depois de tudo”, destacou Suzana Bezerra, supervisora da Higienização, ao citar a importância da organização e limpeza dos ambientes.
Depois de todas as apresentações, foi dado início à aula de marketing de Gustavo Penteado, gerente de marketing. Gustavo deu um show à parte. Fez provocações contundentes que fizeram todos pensarem em como tornar o HCP uma instituição sustentável, inovadora e de referência para além do tratamento oncológico.
Durante a tarde, Gustavo Penteado propôs atividades que estimularam a criação de ideias. Uma delas foi a análise swot, uma técnica de planejamento estratégico que visa identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma instituição ou negócio. “Minha missão aqui é estimular vocês a tirar as ideias do papel”, reforçou. Ao final. todos receberam o certificado de participação.
Pelo segundo ano, o Marketing Day foi realizado no Píer de Negócios, espaço localizado no Rio Mar Trade Center e que foi cedido através da parceria entre o Píer e o HCP. Ao final, foi oferecido a todos os participantes um desconto exclusivo nos cursos de MBA, todos voltados para inovação e negócios.