Uma linda campanha do projeto Costurando Sonhos, organização que incentiva o empreendedorismo feminino com mulheres em situação de vulnerabilidade social, está doando lenços para pacientes com câncer em várias entidades da saúde. Uma delas foi o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) que, nesta quinta-feira (11), recebeu a doação de 350 lenços. A entrega foi intermediada pela Secretaria da Mulher do Recife, representada pela secretária executiva Janaína Granja.
Também estiveram presentes na entrega os representantes do projeto Costurando Sonhos e do G10 Favelas, organização que trabalha para incentivar a educação e o empreendedorismo social em comunidades do Brasil. Dra. Claudia Barbosa, superintendente administrativa, Juliane Carvalho, gerente de captação de recursos e doações, e Ana Cristina, gerente de atendimento, receberam a equipe e apresentaram o hospital internamente.
“Com essa visita, pudemos conhecer a realidade do HCP e a ideia é que esse momento simbólico represente possíveis parcerias sólidas para que possamos nos ajudar mutualmente, ajudando mulheres e a todos os pacientes”, declarou Janaína Granja.
Fausto Filho, do G10 Favelas em Pernambuco, salientou a importância do trabalho do Costurando Sonhos enquanto um negócio de impacto social que abraça causas como o Outubro Rosa. “A campanha Para Além do Outubro Rosa foi criada por uma das costureiras do projeto Costurando Sonhos, que venceu o câncer. Então, a partir da iniciativa dela, a coordenação do projeto abraçou e proporcionou a confecção de lenços que que estão sendo distribuídos em todo o Brasil”, explicou.
Dra. Claudia Barbosa mostrou o trabalho feito pelas voluntárias da Rede Feminina, que fazem acessórios para as pacientes com câncer de mama e até as ensina a como usar o lenço na cabeça.
“Muitas pacientes quando recebem o diagnóstico de câncer, ficam tristes e com a autoestima abalada. O suporte que as voluntárias da Rede Feminina dão para essas mulheres é fundamental para que elas sigam com o tratamento e queiram vencer a doença. É um trabalho que muitos nos orgulhamos aqui no HCP”, salientou a superintendente administrativa.
Na oncologia, as pacientes ganharam seus lenços de estampas bonitas e charmosas. Aliás, um dos propósitos do Costurando Sonhos é oferecer autoestima através da moda.
O projeto Costurando Sonhos começou em Paraisópolis, uma grande comunidade de São Paulo, e hoje existe em boa parte do país, capacitando mulheres para terem sua própria fonte de renda.