Donato da Silva Braz Júnior, fisioterapeuta e doutorando em Saúde Integral
Em setembro, o fisioterapeuta e aluno do Programa de Pós-Graduação Interinstitucional em Saúde Integral do Hospital de Câncer de Pernambuco com o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) – na modalidade doutorado –, Donato da Silva Braz Júnior, teve seu estudo publicado pela primeira vez na renomada revista internacional Respirology, um periódico que publica artigos científicos sobre biologia e doenças respiratórias.
O artigo de autoria de Donato focou em mostrar que pacientes com Covid-19 em situação crítica e em tratamento com Ventilação Mandatária Intermitente (VMI), tinham um risco de 10 vezes maior de morte em comparação a pacientes não ventilados mecanicamente. Outro ponto estudado foi sobre fatores que influenciaram na mortalidade de pacientes gravemente doentes pelo coronavírus.
“Nosso objetivo foi avaliar, dentro do cenário da pandemia, os pacientes que foram para a UTI, entraram na ventilação mecânica e como eles morreram. Além de estudar o processo de morte associado à ventilação mecânica, buscamos entender qual a estratégia de gestão pública nós podemos utilizar para tentar minimizar essas perdas”, explicou o dourando Donato que está empolgado com a repercussão do artigo. Donato deverá participar da programação voltada para a iniciação científica e saúde integral do IMIP e da Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS. Além disso, ele foi convidado para apresentar o trabalho em um congresso nacional promovido pela UNINASSAU.
De acordo com Donato, esse e outros três trabalhos, inclusive da residência, serão submetidos para avaliação no Congresso Norte e Nordeste de Câncer, que está previsto para ser realizado em novembro, no Centro de Convenções do Recife.
“O doutorado HCP/IMIP faz essa ponte para melhorar a qualificação de um profissional e esse profissional melhorar a qualificação do hospital a partir do ensino e pesquisa”, completou.
Colaboraram com o estudo Maria Júlia Gonçalves de Mello, Médica doutora; Nathália Alves de Barros e Lyra; Mirela Muniz Arantes Viana e Vinícius Santos Borba ( Estudantes de Medicina e do programa de iniciação científica- PIBIC; Luiz Claudio Santos Thuler, médico doutor; Guilherme Jorge Costa, médico doutor.
O curso de doutorado em Saúde Integral do HCP em parceria com o IMIP existe desde 2019. O programa contribui para aumentar as chances de inserção tanto nos centros de referência em oncologia da rede SUS de Pernambuco quanto no cenário do ensino e de pesquisa em câncer no Brasil e no mundo.