Com o objetivo de conter o avanço da Covid-19, o governo de Pernambuco divulgou um novo Decreto (Nº 50.346 – de 01/03/2021) com medidas restritivas em relação a atividades sociais e econômicas, de 03 até 17 de março. Sabendo que o anúncio trouxe diversas dúvidas sobre os serviços de saúde oferecidos no estado, preparamos algumas perguntas e respostas para auxiliar os nossos pacientes a entenderem o funcionamento do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) durante esse período.
Meu tratamento será interrompido?
Não. Os tratamentos oncológicos, incluindo as consultas, cirurgias e as sessões de quimioterapia e radioterapia, estão mantidos.
Já terminei meu tratamento, mas tenho consulta de revisão. Devo ir ao HCP?
Sim. O Decreto não modificou os atendimentos médicos, como as consultas de rotina e de segmento.
Minha cirurgia foi agendada. Tem risco de não ser realizada?
Depende.
As cirurgias oncológicas não sofreram modificações. Todos os agendamentos estão mantidos.
Apenas as cirurgias eletivas, como hernioplastia, plásticas reparadoras e reconstrução de trânsito, foram temporariamente suspensas, devido ao Decreto (Nº 50.346 – de 01/03/2021). Os pacientes que estão agendados entre o período de 03 até 17 de março e serão contatados para devida remarcação.
Tenho exames agendados. Poderei fazer?
Sim. A realização de exames também não tiveram modificações devido ao Decreto.
Vou fazer meu tratamento no HCP. Quais os cuidados que devo ter?
-Para evitar aglomeração, vá, preferencialmente, sem acompanhantes. Caso exista a necessidade, leve apenas um acompanhante, o mesmo não pode apresentar nenhum sintoma gripal ou febre.
-Mantenha o distanciamento e respeite as demarcações nos acentos e filas.
-Evite contato ao cumprimentar as pessoas.
-Lave as mãos com frequência e utilize álcool em gel quando necessário.
-Evite colocar as mãos no rosto.
-Utilize a máscara o tempo todo.
O HCP reforçou as medidas de higiene e limpeza, incluindo o aumento na quantidade de dispensadores de álcool em gel, mas é necessário que cada um faça sua parte.
Colabore!