Trabalhadores da saúde seguros, pacientes seguros. Esse é o mote da campanha criada em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, 17 de setembro, que, neste ano de pandemia, tem como foco cuidar de quem cuida. Instituição que preza pela segurança na assistência, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) abraçou a celebração, através de ações desenvolvidas pelo setor de Qualidade, que tiveram início na terça-feira (15).
Como parte das ações, a cor laranja, escolhida pela Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente para simbolizar a campanha, iluminou as principais fachadas do HCP. Além disso, até sexta-feira (18), a equipe de Qualidade estará circulando pelo hospital para homenagear os profissionais assistenciais, administrativos e de apoio, lembrando-os a respeito da importância das Metas Internacionais da Segurança do Paciente, instituídas pela OMS e implantadas no HCP desde 2017.
Na ação, Elayne Melo, enfermeira da Educação Permanente, dá vida à Branca Carvalho, uma repórter que, por meio de uma conversa descontraída, entrevista os colaboradores para saber se eles estão por dentro das normas de segurança na assistência. “Você sabe quais são as 6 metas da OMS?”, perguntou a repórter à enfermeira Alice, da enfermaria Santa Faustina, que, prontamente, respondeu: “Identificação correta do paciente (Meta 1); Melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde (Meta 2); Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração dos medicamentos (Meta 3); Assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente certo (Meta 4); Higienizar as mãos para evitar infecções (Meta 5) e Reduzir risco de quedas e úlceras por pressão (Meta 6)”. Outros personagens também marcaram presença, como a Meta 5, da enfermeira Bruna Barros e o vilão coronavírus, representado pela enfermeira Cássia Vieira.
Ainda durante as visitas, Raphaela Muniz, gerente de Qualidade, e Renata Galindo, coordenadora de Gerenciamento de Risco, agradeceram aos colaboradores pela adesão aos novos protocolos e fluxogramas instituídos para uma assistência segura em tempos de Covid-19. “Vocês são heróis da saúde. Esta ação é para comemorar o Dia Mundial da Segurança do Paciente e agradecer por estarem na linha de frente pelos pacientes, seguindo todas as normas necessárias, pois quando os trabalhadores estão seguros, os pacientes estão seguros”, disse Raphaela Muniz aos funcionários.
A campanha também atingirá o público externo, por meio de posts nas redes sociais, e-mail e whatsapp.
Certificação em Segurança do Paciente
Fruto de um trabalho de implantação de metas, protocolos, fluxos, campanhas e treinamentos, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) foi reconhecido como uma instituição de Alta Conformidade pela segurança oferecida na assistência. O certificado foi conferido, este ano, pela Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (APEVISA), por meio da Autoavaliação das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde, que avalia se os serviços de saúde com leitos de UTI estão em conformidade com as normas sanitárias estabelecidas para a segurança do paciente em hospitais. Veja mais.
Veja outras fotos da ação: