Com o objetivo de capacitar os profissionais de saúde a reconhecerem os sinais suspeitos de câncer de pele, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) promoveu um treinamento com a coordenadora do Serviço de Dermatologia, dra. Mecciene Mendes. A ação foi realizada na última quinta-feira (12), na biblioteca do hospital, em alusão ao Dezembro Laranja, mês de combate e prevenção do câncer de pele.
Na aula, profissionais de saúde do HCP e estudantes de outras instituições receberam orientações de como identificar os sinais da doença, quais os principais cuidados a serem tomados, para onde encaminhar o paciente, entre outras importantes condutas. “O treinamento de profissionais de saúde na suspeição de lesões de câncer de pele e nas orientações às comunidades e populações pode contribuir sobremaneira na prevenção e diagnóstico da doença, dessa forma, evitando grandes cicatrizes e até sequelas e mortes por câncer de pele”, pontuou a dermatologista.
Para incentivar a prevenção do câncer de pele, o HCP realiza, durante todo o mês de dezembro, a campanha “Onde há sol, deve haver proteção”. Ações de distribuição de protetor solar, treinamento com profissionais de saúde, mutirão de cirurgias de câncer de pele e distribuição de materiais informativos, que podem ser conferidos no link hcp.org.br/dezembro laranja, são atividades que marcaram a campanha da instituição.