Profissionais de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), já podem ter acesso ao edital do novo Dinter – Programa de Pós-Graduação Interinstitucional em Saúde Integral com o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – (IMIP), na modalidade doutorado. As inscrições para o preenchimento das oito vagas acontecerão até o dia 18 de outubro, já as atividades acadêmicas estão previstas para novembro de 2019, com duração de 48 meses.
Para a conclusão do Dinter, os futuros doutores em Saúde Integral precisarão atingir a carga horária exigida no Programa, entre aulas teóricas e práticas, ministradas no IMIP ou HCP, além de pesquisas nas áreas clínicas, epidemiológicas e translacionais do tratamento contra o câncer. Isso aumenta as chances de inserção dos centros de referência em oncologia da rede SUS de Pernambuco no cenário do ensino e de pesquisa em câncer no país e no mundo.
O Doutorado Interinstitucional (Dinter) tem como objetivo formar recursos humanos de modo a ampliar a titulação dos docentes da instituição parceira, garantindo o mesmo padrão de qualidade do doutorado do IMIP. “A realização do Dinter com o HCP é muito importante para as duas instituições, uma vez que estamos qualificando os recursos humanos em saúde integral e em particular na oncologia, e que irá impactar o Sistema Único de Saúde do nosso Estado”, afirmou a superintendente de Ensino e Pesquisa do IMIP, Dra. Afra Suassuna.
O Dinter IMIP/HCP terá o IMIP, como instituição promotora, por meio da sua diretoria de Ensino na pessoa do Prof. Dr. João Guilherme Bezerra Alves e coordenação da Prof.ª Dra. Júlia Mello; já o Hospital de Câncer de Pernambuco, como instituição receptora, fica sobre a supervisão do Dr. Guilherme Costa, assessor da superintendência de Ensino e Pesquisa do HCP.
O programa propõe-se a formar Doutores que atuarão fortemente na consolidação do ensino, da pesquisa e da assistência à saúde. “Essa parceria reforça o planejamento estratégico do HCP, através da Superintendência de Ensino e Pesquisa, na formação de doutores e de um colegiado na instituição que possibilite futuramente a criação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu na área de oncologia do próprio Hospital de Câncer de Pernambuco (mestrado e doutorado)”, explica Dr. Guilherme Costa, assessor da superintendência de Ensino e Pesquisa. Atualmente o nordeste não possui uma pós-graduação Stricto Sensu em oncologia voltada para o estudo de diversos tipos de neoplasias.
Data | Link |
21.10.2019 | [ERRATA] EDITAL |
19.08.2019 |
EDITAL |