Não é só durante a campanha do “Outubro Rosa” que o câncer de mama deve ser lembrado. Com o objetivo de sensibilizar a população sobre a doença durante todo o ano, surgiu o espetáculo Magna #DancaQueCura, criado por Christiane Galdino, jornalista, bailarina, pesquisadora e produtora cultural. Deste projeto, surgiu mais uma iniciativa, transformar o valor arrecadado, durante as apresentações de outubro de 2018, em equipamentos para o setor de fisioterapia – Espaço Renascer, do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP). A entrega desses equipamentos ocorreu na última quinta-feira (21), na capela do HCP.
A doação ocorreu durante a apresentação de uma “célula Magna”, exibição de duas cenas do projeto – a música “Me Curar de Mim”, interpretada pela filha de Chris Galdino, Lua Magna, e “Xaxado da Beleza”, apresentação de dança que aborda a importância da autoestima. “Através do espetáculo, buscamos passar uma mensagem que colabore com a causa. Além de levar a informação sobre a doença, nosso objetivo é ajudar, por isso procuramos uma instituição para fazer essa doação. Escolhemos o HCP por ser o hospital que atende mais de 50% dos pacientes oncológicos de Pernambuco”, destacou a Chris. Entre os equipamentos que foram entregues estão pesos de diferentes tamanhos, caneleiras, biodiscos, teraband de diferentes cores, estesiometro, bola suíça e ciclo ergômetro.
Diagnosticada com câncer de mama, Chris transformou sua luta contra a doença em espetáculo. O projeto foi batizado de Magna, nome de sua mãe, que também tinha câncer de mama. Magna ocorreu graças a um financiamento colaborativo e a participação de mais de 30 membros na equipe, entre eles bailarinos profissionais e outros inexperientes, incluindo pacientes em tratamento de câncer. Objetivo do projeto é abordar a temática de forma alegre e poética.