Foi realizada na última sexta-feira (31/08), a abertura do Hospital São Sebastião, em Caruaru. Com 56 leitos, a unidade passa a ser referência para os mais de 1,3 milhão de pernambucanos moradores do Agreste e tem como perfil o atendimento em clínica médica. Com a abertura, esta passa a ser a quinta unidade administrada pelo HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP). “A população pode contar com o nosso trabalho, com a nossa dedicação, com a execução dos serviços propostos; sempre com foco no bem estar do paciente e na humanização”, afirmou Filipe Bitu, superintendente geral do HCP Gestão.
A cerimônia contou com a participação do secretário Estadual de Saúde; Iran Costa; do superintendente Geral do HCP, Hélio Fonseca; da diretora Geral do Hospital da Mulher do Recife, Isabela Coutinho; da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra; e do ex-governador João Lyra Neto, entre outras autoridades. A enfermeira Luciana Melo está na direção do HSS.
O Hospital, que pertence ao Governo do Estado, funcionará como unidade de retaguarda, ou seja, destinada a pacientes encaminhados pelos hospitais da região, principalmente do Hospital Regional do Agreste (HRA). Ao todo, foram investidos mais de R$ 10 milhões nos equipamentos, reforma e qualificação do serviço, que fica localizado na av. Agamenon Magalhães, no bairro Maurício de Nassau.
Como todo hospital recém-inaugurado, o São Sebastião segue um cronograma de implantação e ampliação dos serviços. Desta forma, inicialmente, passa a funcionar com 20 leitos de clínica médica. Na segunda quinzena de setembro mais 20 leitos serão ativados. A previsão é que todas as enfermarias estejam em funcionamento até o final de outubro. Este cronograma favorece a estruturação da unidade, com a integração dos serviços e dimensionamento da demanda.