Nortear o futuro do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP). Esse é o objetivo do Planejamento Estratégico 2017-2022, apresentado para gerentes, coordenadores e supervisores do HCP no último dia 16 de junho. Desenvolvido pela CPPL – Consultoria em Gestão, com a participação dos gestores do HCP, o documento marca a retomada de um ciclo de inovação da gestão dentro do hospital e apresenta, ainda, os novos princípios que deverão ser seguidos na organização, com a atualização da identidade institucional – missão, visão e valores do HCP.
A primeira iniciativa de construção de um Planejamento Estratégico para o HCP ocorreu em 2015. Na época, o projeto foi elaborado pela GD Consult. Agora, passados dois anos, surgiu a necessidade de atualizá-lo. “Nós passamos a entender o HCP e a enxergar o que queremos para o futuro; temos buscado melhorias em todos os segmentos com o objetivo final de atender melhor os pacientes e, ao lado disso, temos a preocupação de manter a sustentabilidade do hospital”, explicou o superintendente Geral do HCP, dr. Hélio Fonsêca.
Superintendente Geral do HCP, dr. Hélio Fonsêca
A reunião de apresentação do planejamento marcou o início da segunda fase do projeto: a Monitoração da Estratégia, que consiste em acompanhar a execução do planejamento estratégico. A primeira atividade desse processo foi o compartilhamento das novas diretrizes com profissionais que ocupam posições estratégicas na instituição. “Vocês são pilares, líderes, e irão disseminar todas essas ideias dentro do HCP. É importante que todas essas estratégias estejam presentes no cotidiano de todos os colaboradores do hospital”, reforçou dr. Hélio.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
A atualização da visão, da missão e dos valores do HCP está entre as principais novidades do planejamento estratégico, coordenado e apresentado pela psicóloga e sócia da CPPL, Stéphanie Filgueira, e pela psicanalista do grupo, Ana Elizabeth Cavalcanti. “Quando pensamos em planejamento estratégico, pensamos em absoluta interdependência entre os trabalhos e as pessoas, que devem ser orientadas e motivadas por um objetivo em comum. Esses princípios irão, de fato, orientar todas as ações dos colaboradores”, explicou Ana Elizabeth.
Sócia da CPPL, Ana Elizabeth é uma das coordenadoras do planejamento estratégico
De acordo com Ana Elizabeth, a missão diz respeito a quem é o HCP e qual é seu objetivo dentro da sociedade. Já a visão se refere aonde queremos chegar enquanto organização. “É justamente um marco que colocamos no futuro. Agora, nós vamos traçar um caminho para chegarmos lá. Esse trabalho de persistência faz com que alcancemos nossos objetivos”, reforçou. Por fim, os valores dizem respeito ao DNA da instituição, aos princípios que movem o HCP.
Para guiar o HCP rumo à conquista de sua visão, foi elaborado um desafio, que deverá ser cumprido até o mês de junho de 2018: equilibrar a receita e a despesa, implicar as equipes com a sustentabilidade e estratégia do HCP, manter a qualidade da assistência e ampliar o ensino e pesquisa. “Como a visão diz respeito a um período de cinco anos, criamos ‘degraus’ para alcançarmos esse objetivo. Justamente por isso esse desafio não pode ser confortável; ao contrário, ele deve nos tirar do campo do conforto”, enfatizou Ana Elizabeth.
Para vencer esse desafio são estabelecidas prioridades – e não existe uma prioridade mais importante do que a outra. “Eu acredito que iremos atingir nossos objetivos, porque eu confio muito nas nossas equipes”, finalizou dr. Hélio Fonsêca.