O médico Marcos Nogueira, residente em Oncologia Clínica do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), venceu a primeira fase da segunda edição da Gincana Virtual de Oncologia. Organizada pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), a gincana reúne médicos residentes de todo o País e oferece um treinamento virtual sobre o diagnóstico e o tratamento multidisciplinar de pacientes oncológicos. Dr. Marcos, que está em seu último ano de residência, é o único representante do HCP na competição. O resultado da fase foi divulgado no fim de maio.
A edição deste ano da Gincana Virtual de Oncologia começou em abril e, quinzenalmente, apresenta um novo caso clínico. A cada dois meses, após a finalização de quatro casos, é anunciado o vencedor do bloco. Até o fim da gincana, em setembro, os residentes terão avaliado 12 casos, divididos em três blocos. O melhor colocado de toda a competição ganhará um pacote completo para participar, em 2018, do encontro anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO, na sigla em inglês).
Formado na Universidade de Pernambuco e com residência em Clínica Médica pelo Hospital Getúlio Vargas, dr. Marcos destacou que a competição é uma forma de aprimorar os conhecimentos, uma vez que incentiva a busca pela melhor solução para casos. “A gincana nos estimula com situações que são vivenciadas no cotidiano”, explicou. Para ele, a residência no HCP colaborou para o bom resultado. “O dia a dia, as discussões, os seminários também nos ajudam a adquirir conhecimentos, mas estudamos principalmente para oferecer o melhor tratamento para os pacientes”, enfatizou. Como prêmio, o médico ganhou um pacote completo para participar do Congresso SBOC 2017.
Preceptor do Serviço de Oncologia Clínica do HCP, o médico Felipe Marinho acredita que o desafio gerado pela gincana permite o desenvolvimento do raciocínio clínico para pacientes oncológicos. “A oncologia é uma especialidade extremamente dinâmica e essa estratégia faz com que o residente fique em frequente aprimoramento, além de permitir o surgimento de dúvidas que podem ser discutidas nos próprios serviços de origem”, comentou.