Bolo de milho, canjica, mungunzá e muito pé de serra. Com direito à quadrilha e roupa de ‘matuto’, o grupo Espaço Renascer de apoio a mulheres mastectomizadas se reuniu para comemorar a festividade de São João com tradição e muita disposição. A reunião foi, como de costume, na quinta-feira (15), no local e horário de sempre: às 9 horas na sala de fisioterapia do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP).
A encenação do casório abriu a festinha: teve noivo, noiva, padre e até mulher do padre – todos interpretados pelas pacientes e ex-pacientes. Depois disso foi a quadrilha, que tirou todas mulheres da cadeira no ritmo do “balancê”. Para completar, o banquete junino com as comidinhas típicas dessa época do ano para não deixar ninguém com fome.
Maria Lúcia Pereira da Silva, de 26 anos, fez o papel do “coronel” do Arraial. Com o traje típico junino e um sorriso no rosto, ela contou que achou a festa deste ano belíssima. “O que eu mais gosto é da união das minhas amigas. Encontro muita paz e amor aqui. Toda festa no Renascer é um sucesso”, contou.
A música da festa ficou por conta de Marivaldo Acordeon, grupo de forró que há três anos vem de Ipojuca para encantar o São João do Renascer. O repertório fez todo mundo dançar. Já os quitutes juninos foram feitos pela equipe de Nutrição do HCP, com o material cedido e arrecadado pelas próprias mulheres do Renascer.
A comemoração de São João fez parte do calendário cultural do Renascer, explicou Fátima Filgueira, assistente social do grupo. “As pacientes estão participando ativamente da festa, mostrando que a vida continua, e com qualidade. É um dos trabalhos de inclusão social, que aumentam a autoestima dessas mulheres”, disse.