Os sons do Coral Ressoar, composto por pacientes que precisaram remover a laringe por causa do câncer, se espalharam pelo Ambulatório do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) na tarde da última quarta-feira (19). O evento fez parte das ações comemorativas ao Dia da Voz, celebrado no dia 16 de abril, realizadas por profissionais do hospital. A apresentação também comemorou o aniversário de quatro anos de existência do grupo, que surgiu em abril de 2013.
A laringectomia, como é chamado o processo cirúrgico de retirada da laringe, é um procedimento comum em pacientes com câncer na região. No caso dos participantes do coral, todos retiraram o órgão totalmente e recuperaram a voz depois de um processo de reabilitação fonoaudiológica. O coral faz parte do Grupo Ressoar de apoio, no qual pacientes laringectomizados se reúnem uma vez por mês para participar dessa e de outras atividades, como palestras e oficinas. “Muitos pacientes veem no coral um incentivo para continuarem seus tratamentos para a recuperação da voz”, explicou a chefe do serviço de Fonoaudiologia do HCP, Roberta Borba.
Segundo ela, o processo de recuperação dos pacientes tem repercutido para além do HCP. Ivo Barbosa da Costa, 59 anos, fez sua laringectomia dois anos atrás e é grato por ter recuperado a voz nesse tempo. Para ele, que participa do coral há seis meses e já se apresentou até no Centro de Convenções com o grupo, a sensação de poder voltar a falar é muito especial.
Dia da Voz – Anualmente, no mês de abril, o Hospital de Câncer de Pernambuco, com apoio de faculdades e do Conselho Regional de Fonoaudiologia, promove ações de conscientização do cuidado com a voz. Atuando em toda Região Metropolitana do Recife, os profissionais oferecem orientação e disponibilizam triagens e exames à população.